Manoel Júnior vive a expectativa de ser o prefeito de João Pessoa

 O vice-prefeito de João Pessoa, Manoel Júnior, do PMDB, tem deixado escapar em conversas informais que está absolutamente confiante na hipótese de assumir a titularidade plena do cargo a partir de janeiro de 2019. A hipótese só será viável se o prefeito Luciano Cartaxo, do PSD, lograr vitoriar na disputa ao governo do Estado no próximo ano. A projeção é de que por conta da campanha de 2018 Júnior venha a ser mais exigido nas tarefas administrativas, enquanto Cartaxo ganha liberdade e espaço para pavimentar a candidatura ao Palácio da Redenção num páreo ainda indefinido.

Uma vez efetivado prefeito de João Pessoa, Manoel Júnior terá a possibilidade de concorrer à reeleição em 2020. Na prática, ele estará resolvendo uma “Sena” acumulada que possui em relação a cargos administrativos em João Pessoa. Em 2004, Júnior foi indicado pelo PMDB para vice de Ricardo Coutinho à prefeitura. A chapa foi vitoriosa, selando a coligação PMDB-PSB. Ricardo, porém, não abriu espaços para a ascensão de Júnior, que praticamente passou em “brancas nuvens”. Em represália, o peemedebista decidiu candidatar-se a deputado federal em 2006, obtendo resultado positivo.

Por três vezes prefeito de Pedras de Fogo, Manoel Júnior foi deputado estadual e, na Câmara, aprofundou o conhecimento e a discussão dos temas municipalistas. Fontes ligadas ao prefeito Luciano Cartaxo garantem que a relação entre ele e o vice é de absoluta confiança. Júnior tem sido útil para encaminhar, em Brasília, demandas administrativas que estão congeladas. Utiliza como trunfo as relações com pessoas influentes que costurou quando do exercício do mandato federal. Ele percorre com desenvoltura gabinetes de ministérios e outros escalões do governo de Michel Temer, pegando “carona” no fato de ser filiado ao partido do presidente. “Os dois tocam de ouvidos e essa afinidade é essencial para uma campanha estruturada”, revela uma fonte ligada a Júnior, comentando sua relação com Luciano, que, aliás, lhe transferiu o cargo em algumas ocasiões, devido a viagens ao exterior.

Um problema para Júnior, em tese, seria a articulação do senador José Maranhão para o PMDB ter candidato próprio ao governo da Paraíba em 2018, na figura do próprio Maranhão. O atual vice-prefeito de João Pessoa, pelo estatuto partidário, teria que se engajar no palanque de Maranhão. O próprio senador José Maranhão já fez insinuações a respeito, afirmando que é mais vantajoso para o PMDB ter o governo do Estado do que a prefeitura de João Pessoa. Júnior confia, porém, em que esse contencioso será resolvido na base do diálogo – e, providencialmente, evita alimentar atritos com peemedebistas.

Leia mais notícias no portal www.1001noticias.com.br -http://www.1001noticiasfm.com/ http://www.1001noticias.com.br/blog/
http://www.tv1001noticias.com.br/ no Youtube e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos.
Você também pode enviar informações à Redação do Portal 1001 Noticias pelo WhatsApp (83) 9 88 66 - 50 11.

Da Redação com Roberto Noticia e
Nonato Guedes