Josias, um amigo de coração para sempre...

Ontem à noite foi pego de surpresa com o anúncio da morte do meu amigo Josias, pessoa simples que conheci na cidade de Guarabira ao chegar a mesma para implantação do Jornal do Brejo.

Logo de início, me causou boa impressão, passando por uma turbulência, em sua vida, após mudança de comando na prefeitura de Guarabira, nos tornamos mais que amigo, tive o privilégio de freqüentar a sua residência em Recife, digo, casa de sua mãe, onde sempre fui bem acolhido pelos seus familiares e amigos.

A amizade se tornou mais sólida quando, convidei para ser funcionário do jornal do Brejo, pelo qual passou um longo período, de muitas dificuldades em sua fundação, mas sempre disposto em colaborar, seja como fosse, dava sua contribuição.

Ao longo de muitos anos, passou ser uma pessoa, de está presente em vários momentos de minha passagem por Guarabira, seja nos momentos bons como de dificuldades. Sempre tinha uma palavra amiga. Sem falar nas muitas noites de bares e outros ambientes que freqüentamos juntos.

Apaixonado pelo futebol, e torcedor do Guarabira e Botafogo Carioca, Foi um grande jogador do time do Guarabira e inclusive campeão de Futebol de Salão pelo time do Jornal do Brejo.

Teve também uma passagem pela política quando foi candidato a vereador ao lado do atual prefeito Zenóbio Toscano, pessoa honesta e trabalhadora, sempre com o pé no chão, nunca reclamava de nada.

Foi também meu confidente por muitos anos, sempre respeitosa com as idéia dos outros. Pai responsável e sempre preocupado com a família, que tinha em primeiro lugar.

Falar de um amigo é muito difícil, principalmente, pelas suas qualidades e defeitos, algo que todos nós temos. Mas nesse momento de dor e de sua partida para o andar de cima não poderia deixar de prestar uma singela homenagem aquele que fez muito por Guarabira, mas mais diversas áreas, seja, como servidor público, jogador de futebol, ou pelos amigos que formos ao longo de sua vida.

Apesar de ser uma pessoa humilde, mais tinha um coração gigantesco de muitas vezes tirar, do pouco que tinha para servir ao mais próximo.

O funcionário público e ex-jogador de futebol Josias de Melo faleceu, na tarde/noite desta quarta-feira (31), no Hospital Regional de Guarabira. Ele passava por sérios problemas de saúde e, nos últimos dias, sua situação clínica se complicou devido a falência de alguns órgãos.

Não irei me alongar, por que sua história é bastante longa e fácil de descrever, principalmente, para mim, que vive por muitos anos ao seu lado. Nos bons e maus momentos.

Sei que fiz muito pouco, quando estamos na mesma caminhada, mas pelo pouco que lhe pode proporcionar foi de coração e com a grandeza de que merecia muito mais.

Meus pesamos, aos seus familiares e a certeza, que estará ao lado de DEUS. Espero que todos superem a dor da perde de um grande amigo que guardo sempre no coração. Vai em paz, que DEUS lhe acompanhe.

Não pode ir ao seu sepultamente, por motivos superior, mas guardo na lembrança os bons momentos vividos juntos de mútuo respeito.

Josias Melo era fiscal de tributos da Prefeitura de Guarabira, mas atuou, por cerca de 10 anos como jogador do antigo Guarabira Esporte Clube. Jogava na “ponta direita” e era atacante inteligente e habilidoso. Disputou vários campeonatos como profissional pelo “Espantalho do Brejo”.

Atuou também no futebol de salão, chegando a jogar do famoso Colégio Estadual, equipe considerada a de maior expressão nos anos 80 na cidade de Guarabira. No futsal, Josias Melo jogou pela Prefeitura de Guarabira, onde ganhou vários títulos.

O corpo de Josias foi velado na Uniplan. O sepultamento, conforme informações de amigos, aconteceu às 10h desta quinta-feira (1).

Roberto Notícia

Jornalista