IBOPE NA CORRIDA PELO GOVERNO: Quem ganhou e quem perdeu ? Maranhão se garantindo no segundo turno

 Aprendi uma coisa sobre pesquisa eleitoral, cada uma delas trás no seu cerne informações importantes que precisam ser identificadas e bem analisadas, dela não se duvida, se absorve como um retrato momentâneo da realidade.

Pesquisa não é eleição, mas quando bem usada é uma arma valiosa para a construção da vitória.

Ou seja, o resultado de hoje não garante o sucesso de amanhã, serve para construir as estratégias.
Entre as pesquisas Consult e Ibope há uma forte ressonância.
As variações de Lucelio e João seguem dentro da margem de erro com pequena oscilação.
O mesmo é perceptível com Zé Maranhao, só que na comparação entre as duas, levando em conta a variância do erro se percebe um leve crescimento de 2 ou três pontos, que em uma pesquisa com variância de 3 tem o espectro de subir ou descer seis pontos.
Observem também o crescimento de Tarcio Teixeira que tem o modal médio de três variando ao máximo de seis.
Ou seja, o retrato do início de campanha mostra que o bom desempenho de Tarcio Teixeira nos debates o projetou bem, o Grosso do eleitorado não conhecem João e Lucelio, e as suas participações nos debates foram bem aquém do ideal (sendo bem generoso).
José Maranhão como tem o nome cristalizado conseguiu seguir na dianteira apresentando-se como experiente e independente.

Analiso os números sem a paixão de militante ou amor de aspone ou necessidade de comissionado.
A preço de hoje há uma forte tendência de um segundo turno entre Maranhão e um dos candidatos induzidos pelas máquinas, ou do governo do Estado ou das prefeituras de Jpa e Cg.

Outro fato claro, o governo tem 75% de aprovação, se o seu candidato fosse identificado pelo eleitor como alguém capaz de seguir o projeto com musculatura política de líder já testado pelo eleitor a eleição era decidia em Primeiro turno!

A oposição perdeu também uma grande oportunidade, se alguém com musculatura como Luciano ou Romero tivesse encabeçado o processo teria grande chance de tb matar a fatura já no primeiro turno pois fatalmente Maranhão poderia ter retirado a sua candidatura.

Ou seja, setembro será um mês de grandes emoções e de embates fortes, as máquinas vão ser usadas à exaustão, a pressão sobre os contratados, comissionados e etc irá ao extremo e o circo midiático vai ser massificado!

A Gincana Eleitoral está chegando no seu momento de êxtase!
Tarcio Handel Pessoa

Leia mais notícias no  portal www.1001noticias.com.br 

http://www.1001noticiasfm.com/  http://www.1001noticias.com.br/blog/

http://www.tv1001noticias.com.br/  no Youtube e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos.

Você também pode enviar informações à Redação do Portal 1001 Noticias pelo WhatsApp (83) 9 88 66 - 50 11. 

Da Redação com Roberto Noticia e Tarcio Pessoa