Paraíba ainda não aderiu a programa que amplia atendimentos em USFs

Por Jacyara CristinaRedação Por Redação - 23/05/2019 17:00
Programa Saúde na Hora oferece incentivo financeiro para Unidades de Saúde da Família que ampliarem horário de atendimento à população
Programa Saúde na Hora oferece incentivo financeiro para Unidades de Saúde da Família que ampliarem horário de atendimento à população

 Nenhum município da Paraíba indicou Unidade de Saúde da Família (USF) para participar do programa Saúde na Hora. A iniciativa, lançada na semana passada, amplia os recursos mensais a municípios que estenderem o horário de funcionamento de suas unidades de saúde para o período da noite, além de permanecerem de portas abertas durante o horário de almoço e, opcionalmente, aos fins de semana.

Em todo o país, 151 unidades em 29 municípios de 12 estados solicitaram adesão ao programa. O programa Saúde na Hora tem como objetivo a ampliação no acesso da população aos serviços da Atenção Primária, como consultas médicas e odontológicas, coleta de exames laboratoriais, aplicação de vacinas e acompanhamento pré-natal.

A Paraíba possui 1.583 UFS em funcionamento com atuação de 1.398 equipes de Saúde da Família, cobrindo 94% da população (3,7 milhões), além de 1.292 equipes de Saúde Bucal, alcançando 6,3 milhões de pessoas.

Do total de USF abertas, o Ministério da Saúde estima que 32 estariam aptas a participar do novo programa por já possuírem 3 ou mais Equipes de Saúde da Família, o que é pré-requisito para adesão à ampliação do horário de atendimento à população. Contudo, unidades que possuem duas ESF e que desejem participar do programa precisam solicitar habilitação de uma terceira equipe ao Ministério da Saúde.

Nesta semana, o Ministério da Saúde também liberou um reforço mensal de R$ 7,6 milhões para qualificar e fortalecer os serviços oferecidos na Atenção Primária à população de 223 municípios do estado. O valor é destinado a equipes de Saúde da Família, Saúde Bucal e Núcleos Ampliados de Saúde da Família (NASF), que foram certificados pelo desempenho satisfatório no 3º ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) em 5.324 municípios.

O PMAQ-AB incentiva os gestores e as equipes de saúde a aperfeiçoarem os serviços na Atenção Primária. Assim, os municípios que atingem melhoria no padrão de qualidade do atendimento recebem incentivo federal para continuarem promovendo melhorias no atendimento à população. A lista dos municípios que aderiram ao Programa foi publicada na última segunda-feira (20), no Diário Oficial da União (DOU).

Leia mais notícias no  portal www.1001noticias.com.br 

http://www.1001noticiasfm.com/  http://www.1001noticias.com.br/blog/

http://www.tv1001noticias.com.br/  no Youtube e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos.

Você também pode enviar informações à Redação do Portal 1001 Noticias pelo WhatsApp (83) 9 88 66 - 50 11. 

 

Da Redação com Roberto Noticia  

 

 


Compartilhe:


Outras Notícias