João Pessoa e Cabedelo celebram Iemanjá com cortejos e oferendas

07/12/2019
Iemanjá Festa de Iemanjá chega ao 54º ano em João Pessoa
Iemanjá Festa de Iemanjá chega ao 54º ano em João Pessoa

 As cidades de João Pessoa e Cabedelo, na região metropolitana, prestam, neste domingo (8), homenagem ao orixá africano Iemanjá, também conhecida como Rainha do Mar. Haverá cortejos e entregas de oferendas nas praias Cabo Branco, na Capital, e Formosa, na cidade portuária.

Leia também:

Em João Pessoa, a festa começa às 16h na Praia de Cabo Branco, com recepção dos participantes e visitação ao templo montado para receber oferendas e preces. Ao mesmo tempo, um cortejo sai do Palácio de Xangô Alafim, no bairro de Cruz das Armas, com destino à praia.

A caminhada passará pela Avenida Cruz das Armas, Rua Francisco Manoel, avenidas Vasco da Gama, Américo Falcão, João Machado, Maximiano Figueiredo e Beira Rio até chegar à praia do Cabo Branco pela Avenida Monsenhor Odilon Coutinho. Durante todo o percurso, agentes da Semob-JP farão bloqueios em ruas perpendiculares na medida em que o cortejo avançar. Após a passagem dos religiosos, o trânsito será imediatamente liberado. O cortejo deverá avançar utilizando apenas metade das faixas de circulação, deixando a outra livre para veículos, que deverão trafegar com velocidade reduzida. Para a concentração final, agentes estarão na Av. Cabo Branco orientando a passagem de carros e pedestres. Caso seja necessário, será realizada a interdição da Av. Monsenhor Odilon Coutinho a partir da intersecção com a Av. Tabelião José Ramalho Leite.

A abertura oficial da festa na Praia de Cabo Branco acontece às 18h, com homenagem da presidente da Federação dos Cultos Afro-Brasileiros na Paraíba, Mãe Penha de Iemanjá, seguida por queima de fogos. A partir das 19h, haverá apresentações do Afoxé Ylé Áwá e do templo religioso de Pai Gel de Alagoa Grande. Por volta das 20h30 ocorre a chegada do cortejo. Na sequência, sobem ao palco os templos religiosos de todas as localidades da Paraíba.

A Festa de Iemanjá na Capital também realiza ação social, arrecadando alimentos não perecíveis, fraldas descartáveis e produtos de higiene pessoal, que serão doados à Casa da Criança com Câncer.

Região metropolitana

Em Cabedelo, o cortejo está programado para sair às 16h da Rua apóstolo São Miguel, no Jardim Manguinhos, com destino ao monumento de Nossa Senhora dos Navegantes, no calçadão da Praia de Formosa. Lá, cada barracão fará uma apresentação, seguida por uma homenagem e entrega de uma oferenda em um barco. A homenagem será finalizada às 22h, com a tradicional queima de fogos.

Iemanjá

Iemanjá é uma divindade africana. No Brasil, possui caráter sincrético e reúne atributos de outros orixás femininos. Há ainda uma falsa equivalência a Nossa Senhora da Conceição. No período escravocrata, negros eram proibidos de manifestarem suas crenças nas senzalas. Por isso, disfarçaram orixás de santos católicos.

Leia mais notícias no  portal www.1001noticias.com.br 

 

http://www.1001noticiasfm.com/  http://www.1001noticias.com.br/blog/

 

http://www.tv1001noticias.com.br/  no Youtube e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos.

 

Você também pode enviar informações à Redação do Portal 1001 Noticias pelo WhatsApp (83) 9 88 66 - 50 11. 

                           

Instagram - https://www.instagram.com/portal1001noticias/

 

Da Redação com Roberto Noticia  -  Jornalista -  DRT 4511/88

 



Compartilhe:


Outras Notícias