Parque do Povo terá câmeras, PM e reconhecimento facial no São João de Campina Grande

07/06/2019
Parque do Povo, em Campina Grande (Foto: Divulgação)
Parque do Povo, em Campina Grande (Foto: Divulgação)

 Ao menos 400 policiais farão a segurança do Parque do Povo, onde ocorre ‘O Maior São João do Mundo’, em Campina Grande, nos dias de maior público. A informação foi repassada pelo o tenente-coronel do 2º Batalhão da Polícia Militar da cidade, Rogério Damasceno. As festividades começam nesta sexta-feira (7) e vão até o dia 7 de julho.

Leia também:

Como comandante de policiamento da área, Damasceno colocou que a segurança do evento será composta por equipes internas e externas no local, com policiamento atuando por categorias, sendo elas, policiamento a pé e a cavalo na parte interna e através de motos, cães e viaturas na parte externa.

As equipes policiais ainda constataram que, entre os dias de festividades, 18 noites foram consideradas de maior necessidade de policiamento, como as que contam com atrações a nível nacional como Elba Ramalho, Wesley Safadão e as datas de abertura e de encerramento. Nesses dias de maior pico atuarão, em média, 400 policiais.

A cobertura da área externa do local será realizada pelo 10º Batalhão de Polícia Militar, que atuará com 15 equipes motorizadas. Serão empregadas ainda Rondas Ostensivas Táticas (Rotam), Força Tática, Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran), Cavalaria, Radiopatrulha e Batalhão de Policiamento Ambiental.

“Em qualquer situação de delito em que uma pessoa sofra violação, seja ela patrimonial ou não, ela deve procurar a Polícia Militar para verificar qual a necessidade que ela deve ter em prestar queixa, buscar direitos e outros. Isso é muito importante, a comunidade é parceira da polícia, nós pedimos que nos procurem em qualquer caso,” enfatizou Damasceno.

Reconhecimento Facial

O São João de Campina Grande também está investindo em tecnologia de ponta para garantir uma melhor segurança durante os festejos juninos no Parque do Povo. A Medow Entertainment, empresa organizadora do evento, contratou a plataforma digital Facewatch, que usará câmeras de reconhecimento facial em todas as entradas do local, saltando de 120 unidades instaladas no ano passado para 265 câmeras em 2019.

A nova solução em segurança digital utiliza a câmera 360 graus Speed Dome, capaz de encontrar uma pessoa com um zoom de até dois quilômetros de distância. A plataforma utiliza o reconhecimento facial para controle de pessoas no espaço público festivo, mais precisamente aquelas consideradas perigosas e ou suspeitas. O software é um instrumento preventivo de segurança, atuando na identificação de potenciais criminosos através das câmeras de reconhecimento.




Outras Notícias