PRECAUÇÃO - Idosos e crianças de até 12 anos devem evitar o transporte coletivo durante pandemia, recomenda presidente do Sintur-JP

06/07/2020
Coletivos serão higienizados ao chegar ao terminal (Foto: Reprodução)
Coletivos serão higienizados ao chegar ao terminal (Foto: Reprodução)

 O transporte coletivo de João Pessoa volta a circular parcialmente a partir desta segunda-feira (6), mas mantém algumas recomendações e restrições. De acordo com o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros no Município de João Pessoa (Sintur-JP), Isaac Júnior, os ônibus devem ser evitados por idosos e crianças.

O presidente do Sintur-JP explicou ao ClickPB que a criança até 12 anos é considerada um vetor de transmissão da covid-19, enquanto os idosos são um grupo de risco e, por isso, devem evitar ao máximo sair de casa durante a pandemia da doença. Nesse primeiro momento de retorno dos coletivos, a porta do meio dos ônibus não vai abrir.

Isaac Júnior lembrou aos passageiros que forem utilizar os ônibus, que só será possível entrar nos coletivos utilizando máscara e que a integração entre as linhas só funcionará com o uso de cartão. ‘‘Não haverá mais a integração em dinheiro, porque segundo os especialistas, o papel-moeda é um grande vetor para a transmissão de coronavírus‘‘, justificou.

A partir desta segunda-feira 40 linhas de ônibus voltam a circular, sendo que ao chegar ao Centro, 20 delas seguem até o terminal de integração e as outras 20 já retornam do Parque Solon de Lucena. O objetivo é reduzir a aglomerações no terminal de integração.

Os ônibus só irão circular de segunda à sábado, das 6h às 19h, não havendo circulação em domingos e feriados. A intenção é que as pessoas não utilizem o transporte coletivo para lazer. ‘‘É uma situação de excepcionalidade‘‘, comentou Isaac Júnior.

O presidente da Sintur-JP destacou que todos os ônibus terão um dispensador de álcool em gel instalado ao lado do validador, e que a lotação máxima será atingida quando todos os assentos estiverem ocupados e mais 12 passageiros estiverem em pé. O controle será feito pelo motorista, que tem autorização para não realizar mais paradas caso o ônibus já esteja lotado.

Os passageiros que quiserem denunciar alguma situação de irregularidade podem fazê-lo por meio dos telefones da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP): 0800 281 1518;  (83) 3218-9330 e 3218-9336.

LEIA TAMBÉM:

Leia mais notícias no  portal www.1001noticias.com.br

http://www.1001noticiasfm.com/  http://www.1001noticias.com.br/blog/

http://www.tv1001noticias.com.br/  no Youtube e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos.

Você também pode enviar informações à Redação do Portal 1001 Noticias pelo WhatsApp (83) 9 88 66 - 50 11.   Instagram - https://www.instagram.com/portal1001noticias/

 

 

 

 

Roberto Noticia  -  Jornalista -  DRT 4511/88



Compartilhe:


Outras Notícias