Semam promove ações virtuais para redes sociais e faz plantio simbólico de árvores

05/06/2020

 O plantio simbólico de uma muda de pau-brasil, na entrada da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), deu início, neste Dia Mundial do Meio Ambiente, às ações promovidas pela  Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) para marcar a data.  Técnicos Semam, junto com o secretário adjunto da pasta, Djalma Castro, deram início a uma série de ações neste 5 de junho, que este ano contará com atividades remotas, nas redes sociais da PMJP, respeitando os decretos de distanciamento social, por causa da pandemia do novo coronavírus.

A muda de pau-brasil foi cuidada pelos técnicos do Viveiro Municipal de Plantas Nativas, que fica no Valentina Figueiredo. O local é mantido pela PMJP e é onde são feitas as mudas utilizadas no plantio urbano da cidade. A muda plantada tem um metro e meio e em aproximadamente três anos dará sombra e já está contribuindo para o conforto ambiental da área, levando beleza para o jardim da Semam.

Campanha – Para reforçar a ideia de que, para barrar a disseminação do novo coronavírus, é preciso respeitar o distanciamento social e usar máscaras, duas árvores no início da Avenida Epitácio Pessoa foram “protegidas” por duas grandes máscaras. Durante a semana mais cinquenta árvores receberão o objeto, colocado de maneira simbólica para alertar a população sobre a proteção individual contra o coronavírus.

O secretário adjunto de Meio Ambiente, Djalma Castro, ressaltou que esta é uma Semana do Meio Ambiente atípica. “Se não estivéssemos vivendo uma pandemia, estaríamos plantando árvores por toda a cidade. Mas estamos respeitando os decretos que determinam o distanciamento social e não vamos promover aglomerações. Por essa razão optamos por fazer o plantio simbólico e a colocação de máscaras nas árvores e as demais ações serão todas remotas, para as redes sócias da PMJP”, concluiu.

Plantio urbano – Este ano os técnicos da Semam devem plantar e distribuir 16.757 novas árvores. Entre janeiro e a primeira quinzena de março, antes da pandemia do novo coronavírus atingir a Paraíba, 1.200 mudas foram plantadas em áreas degradadas e distribuídas 487 mudas com a população. Setenta mudas de árvores foram plantadas em praças públicas da cidade, totalizando 1.757 plantios e distribuição antes da pandemia. Após a pandemia os técnicos da Semam estão prevendo o plantio e a distribuição de mais 15 mil mudas.

Balanço – Em 2019 a Semam plantou e distribuiu 45 mil mudas de árvores nativas. Em 2018 foram plantadas 40 mil mudas. Em 2017 a Semam promoveu o plantio de 53.760 mudas de árvores nativas em áreas de mata ciliar (perto dos rios), parques e áreas de proteção permanente, praças, canteiros de ruas e avenidas, escolas, Centros de Referência em Educação Infantil (Crei) e condomínios. No período 2013 a 2016, foram plantadas 123.427 mil mudas.

Semana do Meio Ambiente – Este ano a Semam vai trabalhar o tema “Ecossistemas Urbanos e a Manutenção da Biodiversidade em Tempos de Distanciamento Social”. As ações se estendem até a sexta-feira (12) seguinte, com programação variada, sempre respeitando as regras de distanciamento social e as normas estabelecidas pelos decretos municipal e estadual, por causa da pandemia do novo coronavírus.

A programação consta de vídeos educativos, lives e mini-oficinas sobre temas relacionados ao meio ambiente, como também contação de histórias e lendas sobre a Bica, plantio simbólico de uma muda de árvore e oficina de brinquedos com materiais descartáveis.

Programação Semana do Meio Ambiente 2020

As ações da programação serão lançadas e divulgadas nas plataformas digitais da PMJP e também no portal: @prefjoaopessoa e @parquedabica. Durante toda a semana serão postados, na rede social da Bica, jogos de curiosidades sobre a fauna e a flora do local.

05/06/2020

-Lançamento vídeo Secretário de Meio Ambiente: “Ações de Preservação e Recuperação do Patrimônio Ambiental” – Abelardo Jurema Neto sobre cuidados com Viveiro Municipal, atendimento do Licenciamento, Relatório Nascentes, entre outras ações.

-Tour Online na Bica: com técnicos do Zoológico e Educação Ambiental.

-Máscara na Árvore: Instalação de uma máscara em uma árvore na Av. Epitácio Pessoa

-Plantio simbólico de uma árvore, às 10h.

06/06/2020

-14h – Live na Bica: Bate Papo Animal – Thiago Nery, veterinário, e Neide Martins, bióloga do Parque Zoobotânico Arruda Câmara, no Instagram @parquedabica.

-Vídeo Educativo: Funções de um Zoológico e Educação Ambiental; apresentação de Maik Medeiros, estudante de Biologia/IFPB, e Nathália Flôres, estudante Biologia/IFPB, técnica em controle ambiental, voluntários no Parque da Bica.

07/06/2020

-Vídeo Educativo: Conhecer para Preservar – Conhecendo os quatro Rs (Repensar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar). Apresentação Nely Ficher, estudante de Biologia/IFPB e Samuel Fonseca, estudante de Engenharia Ambiental/UFPB, voluntários no Parque da Bica.

08/06/2020

-Vídeo Educativo: Mata Atlântica e Desmatamento, apresentado por Vinícius Polary, estudante de Biologia/UFPB, voluntario no Parque da Bica.

09/06/2020

-Mini Oficina: Como Preparar uma Muda de Árvore, com o biólogo Carmelo Edson da Nóbrega, coordenador do Viveiro Municipal de Plantas Nativas.

10/06/2020

-Mini Oficina: Como Plantar sua Árvore – Martinho Queiroga, engenheiro agrônomo da Divisão de Arborização e Reflorestamento da Semam – vai ensinar a plantar, falar sobre distância, como preparar a cova e como cuidar da futura árvore.

11/06/2020

-Vídeo: Contação de Histórias e Lendas da Bica e do Brasil, para público infanto- juvenil, apresentado por Maik Medeiros, estudante de Biologia/IFPB e Natália Flôres, estudante de Biologia e Técnica em controle ambiental, voluntários do Parque da Bica.

12/06/2020

-Oficina de brinquedos com material descartável/reciclável, apresentado por TayzzahGouveia estudante de Engenharia Ambiental/FPB, voluntária Parque da Bica.

– 15h – Live com tema: “Benefícios das Plantas em Ambientes Urbanos”. Convidados: Anderson Leite Fontes, engenheiro agrônomo diretor de Controle Ambiental da Semam, diretor da Regional Nordeste –SBAU (Sociedade Brasileira de Arborização Urbana) Neide Martins,

bióloga, paisagista, coordenadora da Educação Ambiental do Cepam (Centro Estudos e Práticas Ambientais da Bica).



Compartilhe:


Outras Notícias