Zona Azul vai ser informatizada e terá limites de permanência, em João Pessoa

Por Jacyara CristinaRedação Por Redação - 09/12/2018 00:00

 Neste sábado (8), foi regulamentado por meio da publicação de uma portaria da Superintendência de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) no Diário Oficial do Estado (DOE), o “Serviço de Estacionamento Rotativo Pago”.

 

Medida cautelar suspende duplicação da BR-230, no interior da Paraíba

O serviço é um estacionamento rotativo público de João Pessoa, conhecido popularmente como “Zona Azul”. A partir de agora ele deve passar a ser informatizado e ter três limites de permanência, de acordo com a via. Apesar de já estar em vigor, ainda não foi definido quando o sistema vai ser implantado.

Os estacionamentos vão ser controlados por meio de um sistema automatizado e informatizado, “que permitam pleno controle da rotatividade, acompanhamento da arrecadação, aferição imediata das receitas e auditoria permanente, por parte da Administração Pública”. Também haverá uma divisão de cores para gerar identificação sobre o grau de rotatividade: Alta (cor vermelha), Média (cor azul) e Baixa (cor verde) rotatividade, com direito a uma, duas e cinco horas de permanência, respectivamente.

A vaga não pode ser renovada sequencialmente pelo mesmo veículo, a não ser as vagas de Alta Rotatividade, que poderão ser renovadas, por uma única vez, mediante novo pagamento.

A gratuidade será garantida nos primeiros dez minutos de estacionamento, de acordo com o novo sistema, contanto que o motorista deixe acionado o pisca-alerta do veículo. Após essa minutagem, o valor é cobrado.

As vagas serão de uso exclusivo de automóveis, utilitários, camioneta, caminhonete e motocicletas, respeitando as sinalizações horizontal e vertical, e funcionará nos dias e horários especificados nas respectivas placas de sinalização. Quem precisar usar as vagas para outros fins deve fazer a solicitação à Semob com pelo menos cinco dias de antecedência.

Atenção

Os veículos que estiverem devidamente sinalizados com credenciais expedidas pela Semob, poderão utilizar as vagas destinadas a idosos e portadores de deficiência com o direito à gratuidade por um período de uma hora.



Compartilhe:


Outras Notícias


  • BA’RA Hotel oferece oportunidade de emprego em diversas áreas em João Pessoa

  • CASO PADRE ZÉ - Padre Egídio de Carvalho continua internado em hospital após passar mal e ser submetido a cirurgia

  • Prefeito Cícero entrega 35 novos ônibus para renovação da frota de João Pessoa, que se torna a 3ª mais nova do Nordeste

avançar voltar