Ceará empata com Botafogo no Rio e garante permanência na Série A do Brasileirão

Por Jacyara CristinaRedação Por Redação - 08/12/2019 18:59
O Ceará irá jogar a Série A do Campeonato Brasileiro em 2020
O Ceará irá jogar a Série A do Campeonato Brasileiro em 2020

 O Ceará irá jogar a Série A do Campeonato Brasileiro em 2020.

A equipe visitou o Botafogo no estádio Nilton Santos e empatou por 1 a 1, neste domingo, pela última rodada. Marcos Vinícius abriu o placar, e Thiago Galhardo, de pênalti, definiu a igualdade.

Com o resultado, o Vozão foi a 39 pontos e se garantiu na elite - e conseguiria mesmo se tivesse perdido, já que o Cruzeiro perdeu para o Palmeiras e ficou com 36 pontos (além de desvantagem no número de vitórias). Os alvinegros só seriam rebaixados se tivessem perdido e os mineiros tivessem triunfado.

Já o Botafogo foi a 43 pontos e terminou na 15ª colocação, sem conseguir a classificação à Copa Sul-Americana, uma vez que o Fluminense bateu o Corinthians e ficou com 46 pontos, no 14º lugar.

 Ficha técnica

Botafogo 1 x 1 Ceará

 GOL: Botafogo: Marcos Vinícius / Ceará: Thiago Galhardo

 BOTAFOGO: Diego Cavalieri; Marcinho, Marcelo Benevenuto, Gabriel e Lucas Barros (Yuri); Jean, João Paulo e Marcos Vinícius (Lucas Campos); Rhuan, Luis Henrique e Vinícius Tanque. Técnico: Alberto Valentim

 CEARÁ: Diogo Silva; Samuel Xavier, Valdo, Luiz Otávio e Eduardo Brock (Cristovam); William Oliveira, Auremir (Wescley) e Ricardinho; Felipe Baxola; Mateus Gonçalves e Thiago Galhardo. Técnico: Argel Fucks


 Estatísticas

 gol de Marcos Vinícius neste Brasileirão. O jogador de 24 anos, que defendeu também a Chapecoense em 2019, fez seu  jogo pelo time carioca na Série A

-Com 39 unidades, o Ceará tornou-se o time de pior pontuação a conseguir se manter na primeira divisão desde 2006, quando o campeonato de pontos corridos passou a contar com 20 participantes

-Thiago Galhardo marcou 12 gols e terminou como  principal artilheiro da competição


Botafogo na frente com gol de ex-Cruzeiro

Em um primeiro tempo bom oportunidades para ambos os lados (foram oito finalizações dos cariocas e nove dos cearenses), a bola encontraria a rede na primeira conclusão em direção ao alvo. Aos 38min, Luis Henrique cruzou rasteiro da direita, e Marcos Vinícius se antecipou à zaga e a ao goleiro para completar para o fundo da rede.

O meio-campista era jogador do Cruzeiro até o meio de 2017, quando foi envolvido em troca pelo atacante Sassá, que fez o caminho contrário.

Os visitantes quase empataram aos 44min, quando Diego Cavalieri fez boa defesa em cabeceio de Thiago Galhardo, após levantamento de Ricardinho.


Gol do Cea... digo... Palmeiras

Na volta do intervalo, Ricardinho cobrou falta próximo ao travessão aos 6min e quase empatou. Pouco tempo depois, teria gol...do Palmeiras. Zé Rafael abriu o placar para o Palmeiras diante do Cruzeiro, deixando a situação menos tensa ao Ceará.


Gol do Ceará, que fica na Série A

A situação melhorou de vez para o time visitante, quando o árbitro Luiz Flávio de Oliveira foi checar no VAR após um cruzamento de Thiago Galhardo ser desviado pelo braço de Marcinho. A penalidade foi marcada, e o próprio Thiago Galhardo converteu, aos 20min.

Mais tarde, o segundo gol do Palmeiras sacramentou o rebaixamento do Cruzeiro.

O Ceará está confirmado na primeira divisão do Campeonato Brasileiro.


Na tabela

  • Botafogo - 15º colocado, com 43 pontos

  • Ceará - 16º colocado, com 39 pontos



Compartilhe:


Outras Notícias