Pato fez o primeiro dele aos 3 minutos do segundo tempo e depois fechou o placar, aos 26. Ele não fazia dois gols em um mesmo jogo desde 27 de outubro, quando fez três pelo Tianjin Tianhai, da China. Reinaldo também marcou. O dele foi de pênalti, aos 11.

Os gols santistas foram de Eduardo Sasha, aos 43 do primeiro tempo, e Jean Mota, aos 41 da etapa final, em cobrança de falta, que desviou no atacante Raniel antes de entrar --a arbitragem acabou dando tento contra do são-paulino.

O fim do tabu de clássicos deu um tempero especial ao jogo contra o líder Santos na noite deste sábado. Foram 12 jogos desde julho do ano passado sem vencer. Período em que o time teve seis empates e seis derrotas.

O último triunfo era contra o Corinthians por 3 a 1, no Morumbi.

A comemoração ao bater o líder vem em uma semana que o São Paulo apresentou dois jogadores de peso mundial. Os laterais direito Daniel Alves, 34, e o espanhol Juanfran 34. Ambos assistiram a partida dos camarotes do estádio do Morumbi.

Agora, o São Paulo tem 24 pontos e está na quinta colocação. O Santos continua líder, com 32, sem chance de perder a ponta na rodada.

O São Paulo terá folga neste domingo e possivelmente na segunda-feira. A equipe terá uma semana para treinar para o confronto contra o Ceará, no Morumbi, no próximo domingo, dia em que Daniel Alves pode estrear pela equipe.

O Santos volta a atuar no mesmo dia e outra vez como visitante. Dessa vez vai para Belo Horizonte enfrentar o Cruzeiro, no Mineirão.

SELEÇÃO DE OLHO

O técnico Tite, da seleção brasileira, assistiu ao clássico no mesmo camarote da diretoria são-paulina, no Morumbi. Estava próximo de Alexandre Pássaro, gerente de futebol, de Raí, executivo de futebol, e Fernando Chapecó, diretor adjunto do departamento.

Tite não foi sozinho. Cléber Xavier, seu auxiliar, e Cláudio Taffarel, preparador de goleiros, também estavam no camarote. Nos bastidores, a informação é que os olhos do estafe da seleção estavam nos goleiros Everson e Thiago Volpi e possivelmente em Antony, mas...

SEM ANTONY

O jovem atacante tricolor até treinou nos dois últimos dias, mostrando-se recuperado de uma inflamação no joelho esquerdo. Mesmo assim acabou não relacionado para o confronto com o Santos.

Cuca teve de mexer nos titulares e perdeu a chance de repetir a escalação pelo terceiro jogo consecutivo. Optou por Toró na vaga de Antony. E fez mais uma alteração. Tirou Hernanes do time titular e escalou Everton.

VICTOR FERRAZ FORA

Por opção tática de Jorge Sampaoli, o lateral não iniciou a partida. Lucas Veríssimo atuou do lado direito da defesa. A zaga foi formada por Gustavo Henrique e Felipe Aguilar.

No meio de campo, houve mistério sobre Alison ou Felipe Jonatan, que acabou sendo o escolhido titular pela segunda vez consecutiva. Assim, foram apenas uma mudança em relação ao time que goleou o Goiás, com Aguilar escalado e Ferraz fora.

AO ATAQUE!

O clássico no Morumbi foi ofensivo, com ambas as equipes buscando o ataque de forma intensa. O São Paulo até teve domínio territorial, mas o Santos soube finalizar melhor e dar mais sustos ao goleiro Tiago Volpi.

Isso ocorreu aos 6 minutos. Eduardo Sasha tocou do lado direito para Derlis González, que finalizou cruzado. A bola passou diante de Sánchez, já do lado esquerdo da área, que chegou atrasado, mas teve chance de desviar para o gol.

No minuto seguinte, um erro da defesa são-paulina permitiu Felipe Jonatan chutar da intermediária com liberdade. A bola foi para fora.

Aos 19, Jonatan recebeu a bola na esquerda e finalizou de primeira. No chute cruzado, a bola passa pela área e vai para fora.

MAIS CHANCES

Tiago Volpi fez a melhor defesa do primeiro tempo, aos 31. Foi em cabeçada certeira de Lucas Veríssimo, após Sánchez cobrar falta para a área. O goleiro tricolor espalmou e contou com a sorte. No rebote, Derlis González chutou para fora.

O time da casa exigiu algos semelhante de Everson aos 42. Raniel recebeu a bola na entrada da área e, sem qualquer marcado colado, bateu no gol. O arqueiro espalmou e a defesa santista completou o serviço, afastando a bola.

GOL E VAIAS

Em um rápido contra ataque, Diego Pituca recebeu a bola livre de frente para o gol e próximo da meia lua. Ele teve tempo de pensar e chutar. A bola bateu no travessão e voltou para a área, nos pés de Sasha, que finalizou e marcou.

O atacante santista estava em posição regular, apesar da reclamação da defesa tricolor.

Assim que Raphael Claus encerrou o primeiro tempo, alguns torcedores vaiaram o time do São Paulo.

MUDANÇA E EMPATE

Cuca voltou com uma alteração tática importante. Tirou Luan, seu volante mais marcador, e colocou Hernanes.

Difícil dizer se foi a mudança que surtiu efeito, pois aos 3 minutos o São Paulo empatou com Pato. O atacante chutou para o gol após uma cobrança de escanteio de Reinaldo. Antes de a bola chegar ao atacante, ela foi desviada levemente por Arboleda.

PÊNALTI E VIRADA

Aos 8, após cobrança de escanteio, a bola tocou no braço direito de Felipe Aguilar, e a arbitragem marcou pênalti. O braço estava completamente aberto e não houve qualquer dúvida. Reinaldo foi para a cobrança e chutou a bola no canto direito.

PROFETA MACHUCADO

Hernanes ficou apenas 15 minutos em campo. O meio-campista saiu de maca móvel substituído por Hudson, mas nem chegou a ir para o banco de reservas. Foi levado diretamente para os vestiários (a maca móvel tem um acesso próprio para chegar ao local).

PATO NELES

O São Paulo não chegou a sentir a saída de Hernanes. Continuou jogando ofensivamente, empurrando o Santos e sofrendo menos com os contra ataques santistas. A ousadia deu resultado e o time fez o terceiro gol aos 26 minutos.

Foi com Pato e um verdadeiro golaço. Ele recebeu a bola no meio de campo, avançou para a área e finalizou após passar por três santistas. Fez a torcida do Morumbi explodir, feliz com o desempenho do time na etapa final.

GOL DE FALTA

Jean Mota diminiui o placar aos 41 quando tudo parecia caminhar bem para uma vitória do São Paulo.

O gol dele foi em cobrança de falta. A falta foi bem cobrada, mas só terminou dentro do gol porque desviou em Raniel.

FICHA TÉCNICA

SÃO PAULO 3X2 SANTOS
CAMPEONATO BRASILEIRO 2019 - 14ª RODADA
DATA:
 sábado, 10 de agosto de 2019
HORÁRIO: 17h (de Brasília)
LOCAL: estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
PÚBLICO: 47.277 presentes
RENDA: R$ 3.103.842,00
ÁRBITRO: Raphael Claus
ASSISTENTES: Neuza Ines Back e Daniel Luis Marques
GOLS: Eduardo Sasha (SAN), aos 43 minutos do 1º tempo; Pato (SPO), aos 3, Reinaldo (SPO), aos 11, Pato (SPO), aos 26, e Raniel (contra para o SANTOS), aos 41 minutos do 2º tempo
CARTÃO AMARELO: Arboleda, Bruno Alves, Everton, Raniel, Reinaldo e Tchê Tchê (SPO); Felipe Aguilar (SAN)

SÃO PAULO: Tiago Volpi; Igor Vinícius, Bruno Alves, Arboleda e Reinaldo; Luan (Hernanes; Hudson), Tchê Tchê e Everton; Toró, Raniel e Pato (Vitor Bueno). Técnico: Cuca

SANTOS: Everson; Lucas Veríssimo, Felipe Aguilar, Gustavo Henrique e Jorge; Diego Pituca, Carlos Sánchez (Evandro) e Felipe Jonatan (Jean Mota); Derlis González (Marinho), Eduardo Sasha e Soteldo. Técnico: Jorge Sampaoli