ELEIÇÕES 2022: Lula cresce e aparece à frente de Bolsonaro já no 1º turno, diz pesquisa XP/Ipespe

Por Jacyara CristinaRedação Por Redação - 06/04/2021 16:29
Pela primeira vez, o petista aparece numericamente à frente do presidente Jair Bolsonaro já no primeiro turno
Pela primeira vez, o petista aparece numericamente à frente do presidente Jair Bolsonaro já no primeiro turno

 Nova pesquisa XP/Ipespe sobre a eleição presidencial de 2022, divulgada nesta segunda-feira (5), aponta um considerável crescimento nas intenções de voto do ex-presidente Lula, que recentemente teve seus processos da Lava Jato anulados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e, assim, restabeleceu seus direitos políticos.

Pela primeira vez, o petista aparece numericamente à frente do presidente Jair Bolsonaro já no primeiro turno, em pesquisa estimulada – isto é, quando são citados os nomes dos possíveis candidatos. Esta tendência já havia sido registrada pela última edição da Pesquisa Fórum, que mostrou Lula com 31,2% das intenções de voto já no 1º turno, à frente de Bolsonaro.

Neste pesquisa XP/Ipespe, Lula cresceu 4 pontos com relação ao último estudo e soma, agora, 29% das intenções de voto. Já Bolsonaro aparece com 28%. Como a margem de erro é de 3,2 pontos percentuais, ambos estão tecnicamente empatados.

Em uma simulação de segundo turno, Lula também venceria Bolsonaro, segundo a pesquisa XP/Ipesp. O petista registra 42%, contra 38% do titular do Planalto. Já quando o cenário é com Moro como adversário de Bolsonaro, o estudo aponta um empate de 30% de intenções de voto para cada. O mesmo acontece em uma simulação de segundo turno entre o presidente e Ciro Gomes, em que ambos empatam com 38%.

O levantamento simulou ainda um cenário espontâneo para o primeiro turno da eleição presidencial – isto é, quando os nomes dos possíveis candidatos não são citados. Neste recorte, é possível observar, mais uma vez, o crescimento de Lula, que saltou de 17% na última rodada da pesquisa para 21%. Ele fica numericamente atrás de Bolsonaro, que apesar de ter registrado queda nas intenções de voto, agora soma 24%, o que faz ele e o petista ficarem tecnicamente empatados na liderança.



Compartilhe:


Outras Notícias


  • Deputado Walber Virgolino rebate o prefeito Vitor Hugo após declaração sobre não entrar em bairros de Cabedelo: “foi irresponsável”

  • BA’RA Hotel oferece oportunidade de emprego em diversas áreas em João Pessoa

  • CASO PADRE ZÉ - Padre Egídio de Carvalho continua internado em hospital após passar mal e ser submetido a cirurgia

avançar voltar