Chuvas alagam ruas e ajudam na recarga de mananciais do Sertão

Por Jacyara CristinaRedação Por Redação - 24/02/2018 14:23

 Chuvas intensas estão alcançando o interior da Paraíba, principalmente o Sertão, desde essa sexta-feira (23). Os dados pluviométricos completos só deverão ser atualizados pela Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) na segunda-feira (26).

Apesar disso, o responsável do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) pela Unidade de Campo da Bacia do Rio Piranhas, Jacobino de Moura, disse ao Portal Correio que há boas quantidades de chuvas observadas nas regiões de Piancó, Itaporanga e Sousa entre sexta (23) e sábado (24).

Em Patos, a 320 km de João Pessoa, a água correndo pelo Rio Farinha, a cheia no Canal do Frango e os alagamentos em algumas ruas da cidade foram registrados por internautas e compartilhados nas redes sociais. Veja os vídeos abaixo.

Até essa sexta-feira (23), as cidades com maiores índices pluviométricos foram Coxixola (115,1 milímetros-mm), no Cariri, e São José do Sabugi (109,2 mm), no Sertão da Paraíba. Neste sábado (24), Gurjão, no Cariri, era a única cidade com pluviometria atualizada pela Aesa, registrando um índice baixo, de apenas 22,5 mm.

Os açudes da região estão recebendo recargas e mesmo que sejam significativas diante da estiagem que perdurou até o fim de 2017, elas ainda são modestas. De acordo com Jacobino de Moura, o açude Coremas, por exemplo, ganhou água suficiente para aumentar a profundidade em cerca de dois metros, uma alta representativa frente aos atuais 5% disponíveis, dos 591.646.222 de metros cúbicos da capacidade total.

Segundo a Aesa, há previsão de chuvas para todas as regiões da Paraíba, principalmente no Sertão, com temperaturas que podem variar de 21ºC a 35ºC.



Compartilhe:


Outras Notícias


  • Governo prorroga Desenrola até 20 de maio; saiba como participar e renegociar dívidas

  • FIQUE ATENTO - Saiba como emitir Nova Carteira de Identidade Nacional gratuitamente na Paraíba

  • VIOLÊNCIA - Médico é preso por bater e ameaçar esposa em Piancó; vítima relata como eram agressões

avançar voltar