Evento marca Dia Municipal de Prevenção ao Suicídio em João Pessoa

09/09/2020

 Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que o índice de pessoas que cometem suicídio no mundo continua elevado. É pelo menos uma pessoa a cada quatro segundos e, no Brasil, os jovens são vítimas constantes. Em João Pessoa, nesta quinta-feira, 10, um evento marca o Dia Municipal de Prevenção ao Suicídio, às 6h, no Busto de Tamandaré, em Tambaú. 

Munidos de fitinhas amarelas e panfletos informativos, voluntários vão conversar com a população para ajudar a difundir o número do Centro de Valorização da Vida (CVV) – 188 – que promove atendimentos de pessoas em situação de risco. “É importante falarmos do suicídio de forma aberta porque muitas pessoas sofrem sozinhas, sem atendimento adequado de profissionais especializados como psicólogos e psiquiatras”, destaca o vereador Lucas de Brito (PV), autor da ação realizada em parceria com a Secretaria Nacional da Juventude. 

O parlamentar é autor de duas leis que tratam da temática em João Pessoa. Uma delas, a Lei n° 13.383/17, institui, no Calendário Oficial de Eventos de João Pessoa, o Dia Municipal de Prevenção do Suicídio, sempre a ser comemorado no dia 10 de setembro. Segundo a Lei, nesta data devem ser realizadas atividades, preferencialmente com a orientação e a participação da Associação Paraibana de Psiquiatria, com o objetivo de reduzir as taxas de suicídio no Município.

A outra norma, a Lei n° 13.382/17, inclui, no mesmo calendário, a campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio denominada ‘Setembro Amarelo’. “As campanhas são necessárias para orientar a população sobre a necessidade de debater o assunto, de promover o acesso à informação e de combater o número de casos de suicídio, porque, para nós, cada vida importa”, ressalta Lucas de Brito.


Assessoria



Compartilhe:


Outras Notícias