Prefeitura anuncia Walkyria Santos, Cavalo de Pau e São João descentralizado na Capital

11/05/2018

 Com o tema ‘São João do Jeito da Gente’ e homenageando Marinês, a programação oficial do São João da Capital paraibana foi lançada pelo prefeito Luciano Cartaxo na manhã desta sexta-feira (11), no Centro Cultural Pavilhão do Chá. Tendo como atrações principais, a cantora Walkyria Santos e a banda Cavalo de Pau, que se apresentam no Ponto de Cem Réis, a festa que celebra as tradições da cultura popular nordestina compreende 10 polos, 83 atrações, e será marcada por shows, prévias nos bairros, Festival de Quadrilhas Juninas e o AnimaCentro, voltado para o forró, com atrações no Sabadinho Bom e no Centro Cultural Pavilhão do Chá.

“A gente sabe da força cultural que o São João tem não só em João Pessoa, mas todo o Nordeste e estamos felizes por trazer uma programação voltada para a cultura popular. João Pessoa foi reconhecida pela Unesco como uma Cidade Criativa na área do artesanato e da cultura popular, então nada melhor que ter uma vasta programação ocorrendo até o São João com nosso compromisso de descentralizar a política cultural, chegando a diversos bairros e ao Centro Histórico, com nossa ideia de contemplar nossas tradições, nossas raízes e fortalecer o que a gente tem de melhor”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

A Cidade Criativa da Unesco preparou uma programação que abrange diversas áreas da cidade com atrações que reforçam os valores da cultura nordestina e do forró. Serão 15 dias de festa, a partir deste sábado e até o dia 30 de junho. No Ponto de Cem Reis, espaço dedicado aos grandes shows, se apresentam no dia 23, Filhos do Forró, Ranniery Gomes e Walkyria Santos, a partir das 19h30. No dia 24, será a vez de Jairo Madruga, Forró Caçuá e Forró Cavalo de Pau.

Leia Também: Em Itaporanga, Lucélio diz que o Estado precisa gerar mais oportunidade de emprego e renda
Dentre as novidades deste ano estão as prévias juninas, que têm início neste sábado no Centro Cultural de Mangabeira Tenente Lucena, às 18h, com apresentações de seis quadrilhas e show de ‘Amigos do Forró’. No sábado (19), as prévias acontecem na Praça da Esplanada do Novo Parque da Lagoa, com as apresentações de quadrilhas e show de ‘Os Gonzagas’. No sábado seguinte, dia 26 de maio, o Centro de Artes e Esportes Adeilton Pereira Dias será o palco das prévias juninas, com quadrilhas e show de ‘Os Fulanos’. A última prévia acontece no dia 03 de junho, no Ginásio do Guarany (Giseldão), no Baixo Róger, com quadrilhas e show de ‘Os Três do Xamego’.

A programação musical do AnimaCentro será toda voltada para o período junino, com cinco shows no Sabadinho Bom (com trios de forró pé de serra) e três no Pólvora Cultural, no Centro Cultural Casa da Pólvora, com apresentações de Gitana Pimentel, Renata Arruda e Sandra Belê que vão homenagear grandes nomes da música nordestina (Antônio Barros e Cecéu, Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Jackson do Pandeiro, Marinês e Elba Ramalho).

O forró também estará na Feirinha de Tambaú nos cinco sábados de junho, com shows de Forró Encabulado, Ivan Martins, Raízes do nordeste, Raízes do Forró e Forrozão Bom que Só; na Estação Ciência com quadrilhas juninhas, trios de forró pé de serra e grupos de cultura popular; e no Ginásio Hermes Taurino, em Mangabeira.

Festival – Nos dias 13, 14 e 15 de junho, o Ponto de Cem Réis recebe o Festival Municipal de Quadrilhas Juninas com 26 quadrilhas disputando o título deste ano.

Fonte: Secom-JP




Outras Notícias