São Paulo vence Vasco na despedida de Militão e vira líder do Brasileiro pela 1ª vez após 3 anos

Por Jacyara CristinaRedação Por Redação - 05/08/2018 18:04

 Após exatas 115 rodadas do Campeonato Brasileiro, três edições e meia e três anos, o São Paulo é líder do Campeonato Brasileiro. O time tricolor garantiu a primeira colocação ao derrotar o Vasco por 2 a 1, no Morumbi, na tarde deste domingo, no 17º jogo do torneio de 2018.

Foi um triunfo bem sofrido. A equipe tricolor chegou a abrir o placar com um minuto com o equatoriano Joao Rojas. Foi melhor durante o restante da etapa inicial, mas sofreu o empate aos 9 minutos do segundo tempo, em chute de Yago Pikachu. Jogou mal, quase levou a virada.

O tento que garantiu a liderança veio aos 35 minutos, em cabeça do colombiano Tréllez.

Com o triunfo, o São Paulo tem 35 pontos contra 34 do Flamengo, que perdeu para o Grêmio no último sábado.

A última vez que o time havia liderado o Nacional foi ao final da sétima rodada da edição de 2015, quando somava 16 pontos (cinco vitórias, um empate e uma derrota) contra 15 do Atlético-PR. Depois, passaram-se 115 jornadas (o final do Brasileiro daquele ano, as edições de 2016, 2017 e atual), para ser líder de novo.

A partida deste domingo marcou ainda a despedida do lateral direito Éder Militão. Ele começou como titular e foi substituído aos 25 da etapa final por Bruno Peres. Saiu aplaudido. Desde os 13 anos defendendo o clube do Morumbi, ele vai defender agora o Porto, de Portugal.

O Vasco, que tem 19 pontos e é o 12º colocado, volta a jogar na quinta-feira, mas pela Copa Sul-Americana, quando enfrentará a Liga de Quito, do Equador, em São Januário, às 19h30 (de Brasília). Pelo Brasileiro, o compromisso será no domingo contra o Palmeiras, em São Paulo.

O zagueiro Luiz Gustavo será desfalque certo. Cumprirá suspensão automática por cartão. Mas os vascaínos já devem contar com o zagueiro Leandro Castán e o atacante Maxi López para o confronto no Allianz Parque.

Já o São Paulo jogará somente no próximo domingo, contra o Sport, na Ilha do Retiro, em Recife, às 16h, pela 18ª rodada do Brasileiro.

Emoção já no 1º minuto

Mal deu a saída de bola e o São Paulo conseguiu abrir o placar. O cronômetro marcava um minuto e 16 de segundos no Morumbi.

A jogada foi de Éder Militão. O lateral avançou pela direita e cruzou rasteiro. O zagueiro Ricardo tentou cortar, mas a bola bateu em Rojas e acabou morrendo no fundo da rede. o goleiro Martín Silva nada pôde fazer. Ele já estava caído no lance. Ficou sem reação.

O Vasco tentou reagir rápido e quase empatou, aos 4. Pikachu cobrou falta para a área tricolor, Andrés Ríos desviou e Luiz Gustavo finalizou de cabeça. Sidão fez grande defesa.

Domínio tricolor

O São Paulo não sofreu mais sustos e conseguiu dominar o jogo, embora criando pouco para ampliar o placar e sem ter tanto a bola. O domínio foi mais territorial e na marcação. Os jogadores do Vasco sofreram com a marcação.

Uma boa chance apareceu aos 19 minutos. Foi quando Nenê, do lado esquerdo, lançou a bola para Diego Souza, dentro da área. O camisa 9 usou a cabeça e depois o peito para dominar a bola, mas demorou para chutar. Quando fez, Martín Silva defendeu.

Aos 32, após boa troca de passes, Militão cruzou a bola da direita. Éverton entrou na área como elemento surpresa e cabeceou. A bola passou raspando a trave. No minuto seguinte, foi a vez de Bruno Alves tentar de cabeça. Martín Silva defendeu.

Empate e domínio vascaíno

Enquanto o time são-paulino parecia esperar o tempo passar no Morumbi, a equipe carioca tentava se acertar e conseguiu. Tanto que chegou ao empate, aos 9 minutos, e domínio as ações seguintes do confronto.

O empate foi quando Giovanni Augusto, apagado em todo o primeiro tempo, recebeu a bola no centro de campo. Ele girou e fez o lançamento para o ataque. Yago Pikachu recebeu, ganhou na corrida do marcador e finalizou rasteiro na saída de Sidão.

E o Vasco prosseguiu melhor. Ainda que o São Paulo tenha respondido com duas cabeçadas de Diego Souza e Arboleda (ambas para fora), quem assustou mais foram os visitantes. Um chute de Andrey, de fora da área, passou bem perto do gol, aos 18 minutos.

No minuto seguinte, Pikachu finalizou de dentro da área e obrigou Sidão a fazer uma grande defesa.

Aos 23, Giovanni Augusto recebeu dentro da área, cortou para a direita e chutou buscando o ângulo. A bola passou perto, mas saiu pela linha de fundo.

Gol do líder

A torcida do São Paulo teve mais motivos para lamentar do que vibrar no segundo tempo. O Vasco foi mais perigoso e a equipe tricolor cometeu erros em excesso. Diante disso, Diego Aguirre mudou tudo. Colocou Carneiro e Tréllez nas vagas de Nenê e Diego Souza, respectivamente.

Muitos não gostaram das substituições, mas aos 35 minutos aplaudiram a escolha do treinador uruguaio.

Foi quando Éverton foi lançado pela esquerda, ganhou na corrida de Luiz Gustavo e cruzou para a área. Tréllez finalizou de cabeça e marcou. Foi o quarto tento dele no ano e o segundo no Campeonato Brasileiro.

FICHA TÉCNICA

SÃO PAULO X VASCO
CAMPEONATO BRASILEIRO 2018 - 17ª RODADA

DATA: domingo, 05 de agosto de 2018
HORÁRIO: 16h (de Brasília)
LOCAL: Morumbi, em São Paulo (SP)
PÚBLICO: 53.437 pagantes
RENDA: R$ 1.753.486,00
ÁRBITRO: Braulio da Silva Machado (SC)
ASSISTENTES: Kleber Lucio Gil (SC) e Helton Nunes (SC)
GOLS: Rojas (SPO), ao 1º minuto do 1º tempo; Yago Pikachu (VAS), aos 9, e Tréllez (SPO), aos 35 do 2º tempo
CARTÃO AMARELO: Éverton (SPO); Luiz Gustavo e Oswaldo Henríquez (VAS)

SÃO PAULO: Sidão; Éder Militão (Bruno Peres), Arboleda, Bruno Alves e Reinaldo; Hudson, Liziero e Nenê (Carneiro); Rojas, Diego Souza (Tréllez) e Éverton. Técnico: Diego Aguirre

VASCO: Martín Silva; Luiz Gustavo (Rafael Galhardo), Oswaldo Henríquez, Ricardo e Ramón; Desábato, Andrey, Yago Pikachu (Caio Monteiro) e Giovanni Augusto (Kelvin); Thiago Galhardo e Andrés Ríos. Técnico: Jorginho



Compartilhe:


Outras Notícias