GILVAN DE SOUZA / FLAMENGO
Jogadores do Flamengo durante treino na Gávea
Jogadores do Flamengo durante treino na Gávea

Em busca de uma vaga na Copa Libertadores do próximo ano, o Flamengo encara o Vasco da Gama, no Maracanã, no Rio de Janeiro, neste sábado, pelo Campeonato Brasileiro. Apesar de enfrentar um rival tradicional e que está só há três pontos na classificação, há um bom motivo para otimismo da torcida rubro-negra.

 

 

Neste ano, o Flamengo tem um desempenho elevado nos jogos contra os rivais cariocas. Foram 17 partidas e 62,7% de aproveitamento dos pontos, com oito vitórias, oito empates e apenas uma derrota. Pode se dizer que o time tem feito jus ao título do Campeonato Carioca que levou em maio.

Além dos confrontos pelo Estadual, o Flamengo encontrou o Botafogo na semifinal da Copa do Brasil e enfrenta o Fluminense nas quartas de final da Copa Sul-Americana - venceu o primeiro jogo por 1 a 0 e o segundo confronto será na próxima quarta-feira.

Diante do Vasco foram quatro jogos, com duas vitórias e dois empates. No Brasileiro venceu por 1 a 0, em São Januário. Já pelo Carioca foram dois empates (0 a 0 e 2 a 2) e uma vitória por 1 a 0. Por isso a motivação da torcida rubro-negra é grande.

Contra o Botafogo foram duas vitórias no Estadual. Na Copa do Brasil houve uma vitória (1 a 0) e um empate (0 a 0). No Brasileiro foi um empate (0 a 0) e uma derrota (1 a 0), a única até agora contra os rivais do Estado.

Já o Fluminense foi o rival que mais enfrentou. Só pelo Carioca foram quatro jogos: duas vitórias (2 a 1 e 1 a 0) e dois empates (1 a 1 e 3 a 3). Empataram mais duas vezes pelo Campeonato Brasileiro (2 a 2 e 1 a 1). E no primeiro jogo das quartas de final novo triunfo rubro-negro: 1 a 0.

 
 
BB Debate discute exigências e desempenhos de técnicos; Nicola: ‘O trabalho do Zé é melhor que o do Rueda‘
  • Já contra rivais de outros Estados...

O problema do Flamengo é jogar contra os grandes de outros estados. Aí o desempenho despenca para 35,7%.

Os piores jogos foram contra os mineiros: nenhuma vitória, quatro empates e uma derrota. Ou seja, 26,7% de aproveitamento. Vale citar que foi com dois empates com o Cruzeiro que o Flamengo perdeu o título da Copa do Brasil.

Contra os paulistas o desempenho foi de 38%: duas vitórias, duas empates e três derrotas.  Venceu apenas Corinthians e Palmeiras. Ainda falta fazer jogos contra os dois e o Santos pelo segundo turno do Campeonato Brasileiro.

O Flamengo não enfrentou o Internacional, mas jogou contra o Grêmio. Venceu um jogo e perdeu outro. Um aproveitamento de 50%.

 
 
Publicidade: 0:28
 
Após esquete viralizar nas redes sociais, Mauro critica o ‘torcedor de renda‘ no Flamengo
    • Ficha técnica

FLAMENGO X VASCO

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 28 de outubro de 2018, sábado
Horário: 19h (de Brasília)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (Fifa-MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (Fifa-MG) e Sidmar dos Santos Meurer (MG)

FLAMENGO: Diego Alves, Pará, Rhodolfo, Juan e Miguel Trauco; Márcio Araújo, Willian Arao, Éverton Ribeiro, Diego e Everton; Lucas Paquetá. Técnico: Reinaldo Rueda

VASCO: Martín Silva, Madson, Paulão, Anderson Martins e Ramon; Jean, Wellington, Mateus Vital, Nenê e Yago Pikachu; Andrés Rios. Técnico: Zé Ricardo