ELEIÇÕES 2022 - Lula se reúne com Kassab e possível aliança cria sérios problemas para Romero e Bruno Cunha Lima na Paraíba

Por Jacyara CristinaRedação Por Redação - 08/05/2021 01:54
O ex-presidente Lula se reuniu com o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, nesta quarta-feira, em Brasília
O ex-presidente Lula se reuniu com o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, nesta quarta-feira, em Brasília

 O ex-presidente Lula se reuniu com o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, nesta quarta-feira, em Brasília.  

A imprensa de São Paulo já havia registrado que Lula estaria interessado numa aproximação com Kassab e que iria procurá-lo para discutir a possibilidade de aliança política para 2022. 

E por que Lula teria interesse em aliança com Kassab?

Haveria três razões: o petista busca partidos de centro e até de centro-direita para alargar o leque de alianças para a disputa da presidência da República, o PT precisa ampliar alianças em São Paulo e Lula está de olho no nome de um filiado do PSD para ser seu companheiro de chapa como vice. 

Esmiuçando por partes.

1- Lula está convencido que não pode disputar a presidência da República dizendo-se candidato da esquerda e permitindo a velha dicotomia esquerda contra a direita. Mas não quer todo mundo neste primeiro momento. Escolheu o PMB histórico e o PSD para se aproximar. São antigos aliados e os considera mais confiáveis. São alianças que minariam o Centrão e enfraqueceriam o presidente Bolsonaro. 

2 – Além disso, o PSD tem um nome em seus quadros que interessa a Lula como possível candidato a vice-presidente. Seria o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, reeleito em primeiro turno, com cerca de 63%. A ideia em discussão é a reedição da frente geopolítica das duas eleições de Lula, nas quais o candidato a vice era de Minas. 

3- Uma possível aliança com Kassab também ajudaria na composição da chapa do PT em São Paulo, que hoje se espreme dentro do campo da esquerda.

Difícil saber se o acordo será fechado. A possibilidade é concreta. Mas já dá para perceber que Lula avança com a candidatura e que tenta romper a polarização esquerda versus direita. 

Impacto na Paraíba

A possível aliança de Kassab com o ex-presidente Lula terá impacto respeitável na política da Paraíba, onde o PSD é comandado pelo ex-prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, e tem o prefeito Bruno Cunha Lima como um dos principais filiados. 

O problema é que os dirigentes do PSD na Paraíba manifestam publicamente alinhamento com os posicionamentos políticos do presidente Jair Bolsonaro.

Restariam, no caso, três possibilidades: o grupo de Romero seguiria Kassab no apoio a Lula, se desfiliaria da legenda para seguir Bolsonaro ou o partido permitiria a dissidência.

Uma aposta: o grupo tentaria segurar o partido, mas acabaria perdendo.   

 

Leia mais notícias no Portal 1001 Notícias. 

Acesse: www.1001noticias.com.br

http://www.1001noticiasfm.com/ 

http://www.1001noticias.com.br/blog/

http://www.tv1001noticias.com.br/ no Youtube e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos.

Você também pode enviar informações à Redação do Portal 1001 Noticias pelo WhatsApp (83) 9 88 66 - 50 11.

Instagram -https://www.instagram.com/portal1001noticias/

Roberto Noticia - Jornalista - DRT 4511/88 com Josival Pereira.

 



Compartilhe:


Outras Notícias


  • Governo prorroga Desenrola até 20 de maio; saiba como participar e renegociar dívidas

  • FIQUE ATENTO - Saiba como emitir Nova Carteira de Identidade Nacional gratuitamente na Paraíba

  • VIOLÊNCIA - Médico é preso por bater e ameaçar esposa em Piancó; vítima relata como eram agressões

avançar voltar