LUTO - Zenóbio Toscano: Político integro, leal, visionário, cumpridor da palavra e o que mais fez por Guarabira em sua história

15/06/2020
Roberto Notícia: "Afirmo e tenho certeza de que a palavra de Zenóbio Toscano tinha valor igual a dinheiro. Como dizia alguns amigos meus. “Pode comprar fiado sem medo”. Algo raro nos dias de hoje. Nunca foi de prometer, sim de agir e cumprir com a su
Roberto Notícia: "Afirmo e tenho certeza de que a palavra de Zenóbio Toscano tinha valor igual a dinheiro. Como dizia alguns amigos meus. “Pode comprar fiado sem medo”. Algo raro nos dias de hoje. Nunca foi de prometer, sim de agir e cumprir com a su

 Descrever sobre o homem, político e amigo Zenóbio Toscano é muito fácil. Basta vê e conhecer a sua história de vida e amor por Guarabira. Político íntegro, leal, visionário, cumpridor da palavra, e o que mais fez por Guarabira em sua história.

Conheci o deputado Zenóbio Toscano ainda repórter do Jornal O NORTE fazendo cobertura da área de política na Assembléia Legislativa, ainda muito jovem, mas a minha impressão do político de bom caráter, probo, honrado, ético, íntegro e decente veio a se confirmar ainda mais quando chego em Guarabira para implantar o Jornal do Brejo lá pelos idos de 1995.

Neste período me tornei seu amigo e pude desfrutar do seu convívio familiar e saber mais sobre o ser humano Zenóbio Toscano. Quem não o conheceu de perto não testemunhou o seu caráter nem desfrutou do senso de humor fino escondido no sorriso tímido. Sisudo? Não! Ele era sério, isto sim. Gestor exemplar e competente até os seus últimos dias de vida.

Afirmo e tenho certeza de que a palavra de Zenóbio Toscano tinha valor igual a dinheiro. Como dizia alguns amigos meus. “Pode comprar fiado sem medo”. Algo raro nos dias de hoje. Nunca foi de prometer, sim de agir e cumprir com a sua palavra dada, honrando seus compromissos com todos.

Defensor da cultura, um abnegado pelas artes, um democrata de bom convívio, mesmo com os adversários políticos, que o diga a família Paulino seu principal adversário político em Guarabira. Fazia política sempre pensando no futuro, assim mudou a história administrativa de Guarabira. O que mais fez na história da cidade que ele tanto amava.

São muitas histórias do amigo, deputado e prefeito Zenóbio Toscano que tive a honra de presenciar ao longo dos 15 anos em que residi em Guarabira. Mas guardo na lembrança a principal delas que foi testemunhar a sua integridade e zelo pelo dinheiro público.

Zenóbio Toscano deixa um legado para as gerações futuras, que servirá de exemplo e deve eternizar nas mentes daqueles que querem um futuro melhor para o ser humano. “Fazer o bem sem vê a quem”, ser republicano no mais alto grau da palavra. Trabalhar sempre pelo coletivo, em busca de dias melhores.

O Gato Preto como é conhecido em Guarabira dedicou sua vida a muitas vidas. Amou Guarabira como quem ama a própria existência. Ele e Léa se transformaram num só. Um maravilhoso casal, uma família exemplar. A deputada Camila Toscano é hoje a prova maior de sua história que ele deixa ao seu povo.

O ser humano de bem muda para o andar de cima, mas deixa na sua história um legado de vida que será eternizado. Zenóbio Toscano já foi acolhido por Deus e será recebido pelo Espírito Santo como merece. Descanse em paz, meu amigo Zenóbio Toscano. (Gato Preto).

Roberto Notícia

Jornalista



Compartilhe:


Outras Notícias