Projeto do vereador Professor Gabriel cria a Semana de Prevenção ao Diabetes nas escolas de João Pessoa

07/06/2019
O vereador Professor Gabriel tem dedicado uma atenção especial ao setor de saúde em seu mandato na Câmara de João Pessoa
O vereador Professor Gabriel tem dedicado uma atenção especial ao setor de saúde em seu mandato na Câmara de João Pessoa

A Câmara de João Pessoa aprovou esta semana Projeto de Lei do vereador Professor Gabriel que dispõe sobre a criação da Semana de Prevenção ao Diabetes nas escolas municipais de João Pessoa.

Segundo o vereador Professor Gabriel nos dias atuais, o diabetes é uma doença bastante comum conforme dados da Organização Mundial de Saúde, pelo menos 170 milhões de pessoas sofrem da doença atualmente.
 
Em 2025, este número deverá atingir 300 milhões de pessoas. No Brasil, cerca de 10 milhões de pessoas têm diabetes e metade delas desconhece sua condição.
“Para descobrir se a criança tem diabetes é importante saber como identificar os sintomas. Alguns deles são caracterizados pelo excesso de sede e de urina, e pela perda de peso”, disse o vereador professor Gabriel.
Por exemplo, algumas crianças voltam a urinar na cama ou acordam com frequência para beber água no decorrer da madrugada. Este tipo de informação precisa chegar aos pais e as crianças para que possa ser combatida logo cedo. Desta forma essa Semana será importantíssima para os cidadãos que residem e estudam em João Pessoa, relatou o vereador.
Com o decreto aprovado na Câmara de João Pessoa de autoria do vereador Professor Gabriel (PSD) fica instituído:
Art. 1º Fica instituída em todas as escolas da Rede Municipal de Ensino do Município de João Pessoa a Semana da prevenção ao Diabetes.
Art. 2º As atividades referidas no Art. 1° terão a duração de 1 (uma) semana, ficando a critério da Secretária Municipal de Educação seu desenvolvimento, em conformidade com o tema.
Art. 3º A Semana da prevenção ao diabetes fará parte do calendário escolar anual, e poderá ser aberta para os pais dos alunos, comunidade e empresas locais.
Art. 4° O Poder Executivo Municipal regulamentará esta Lei.
 
Art. 5° Esta lei entrar em vigor na data da sua publicação.
O vereador Professor Gabriel tem dedicado uma atenção especial ao setor de saúde em seu mandato na Câmara de João Pessoa. São vários projetos já apresentados pelo vereador, no sentido de melhorar a saúde da população da cidade de João Pessoa.
 
Roberto Notícia
Jornalista



Outras Notícias