Hospitais e Samu funcionam em plantão durante Réveillon de João Pessoa

31/12/2017

 A rede de saúde pública de João Pessoa vai funcionar em regime de plantão durante as festas de Réveillon neste domingo (31). De acordo com a prefeitura, uma estrutura extra foi preparada para suprir o aumento de demanda nos serviços de urgência e emergência, e estão mantidos os atendimentos infantil, de maternidade, odontológico e de imunização.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) contará com uma equipe de 59 profissionais e 14 ambulâncias na noite de Réveillon. Além dos 41 profissionais e de 11 ambulâncias dos plantões habituais do Samu, 18 profissionais extras estão escalados para o atendimento em três ambulâncias para atender quem for prestigiar os shows e a queima de fogos no Busto de Tamandaré. Ainda haverá um posto médico instalado ao lado do palco. O número 192 estará funcionando normalmente.

Os pacientes que necessitem de remoção pelo Samu serão encaminhados aos serviços referenciados. Causas externas, como ferimentos por arma de fogo, agressões físicas, fraturas, serão encaminhados ao Complexo Hospitalar de Mangabeira Tarcísio de Miranda Burity (Ortotrauma) ou ao Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena.

Casos clínicos, como pico hipertensivo, coma alcoólico, surto psicótico, intoxicações, serão encaminhados ao Complexo Hospitalar de Mangabeira, Hospital de Trauma do Estado ou Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

Hospitais

O Complexo Hospitalar de Mangabeira (Ortotrauma) é referência no Estado da Paraíba em cirurgia de urgência e emergência de áreas abaixo do cotovelo e abaixo do joelho, conforme pactuação firmada com o Ministério da Saúde. Durante o final de semana e o feriado, os profissionais estarão a postos para atender ao possível aumento de demanda.

“Normalmente, as pessoas consomem mais bebida alcoólica, o que acarreta em um aumento do número de acidentes no trânsito. Estamos preparados para realizar cirurgias de urgência e fazer os atendimentos necessários, mas fazemos um apelo para que as pessoas não misturem álcool e direção”, afirma a diretora-geral, Fabiana Araújo.

No Instituto Cândida Vargas, o atendimento continua de maneira ininterrupta. Os cuidados foram redobrados para a realização de partos de urgência e para assistência ginecológica e obstétrica.

O atendimento 24 horas também está assegurado no Hospital Municipal do Valentina, que trata crianças com quadros como febre alta, diarreia, infecção e pneumonia. O atendimento de traumas é realizado no Ortotrauma ou no Hospital de Emergência e Trauma.

Especialidades

Quem tiver uma urgência odontológica pode procurar o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da Torre, que funciona 24 horas. O serviço atende casos ligados à dor, como hemorragia, edema facial ou abcesso dentário, por exemplo. Nos demais CEOs, o serviço será restabelecido no dia 2.

O Centro de Imunização terá atendimento de profilaxia de raiva e de vacina antitetânica para quem sofreu algum acidente, em esquema de plantão. O funcionamento será das 8h ao meio-dia, de sábado (30) à segunda-feira (1º). O acesso ao serviço é espontâneo ou através de unidade hospitalar.

Leia mais notícias no portal www.1001noticias.com.br -http://www.1001noticiasfm.com/ http://www.1001noticias.com.br/blog/
http://www.tv1001noticias.com.br/ no Youtube e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos.
Você também pode enviar informações à Redação do Portal 1001 Noticias pelo WhatsApp (83) 9 88 66 - 50 11.

Da Redação com Roberto Noticia

 




Outras Notícias