João Azevêdo entrega 100 respiradores e inaugura Complexo de Atendimento Avançado no Trauma do Idoso

Por Redação Por Redação - 01/12/2021 15:57
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

 O governador João Azevêdo entregou, nesta terça-feira (30), 100 novos ventiladores pulmonares que passarão a equipar oito unidades de saúde da rede hospitalar da Paraíba. A solenidade foi realizada durante visita ao Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa. Na ocasião, ele também inaugurou o Complexo de Atendimento Avançado no Trauma do Idoso (CAATI), que funciona no primeiro piso da unidade de saúde.

Os novos equipamentos representam investimentos de aproximadamente R$ 6 milhões e irão modernizar o parque tecnológico das unidades de saúde e, consequentemente, melhorar a atenção à população paraibana. O Hospital de Trauma de João Pessoa é uma das unidades que receberão os ventiladores pulmonares.

Outros sete hospitais também serão contemplados: Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes (Campina Grande), Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (Patos), Hospital Infantil Arlinda Marques (João Pessoa), Hospital da Polícia Militar General Edson Ramalho (João Pessoa), Hospital Regional de Guarabira, Maternidade Frei Damião (João Pessoa) e Maternidade Dr. Peregrino Filho (Patos). 

O governador João Azevêdo ressaltou a eficiência da gestão da saúde no estado. “Olhar para trás e ver o quanto o nosso estado avançou, sobretudo, na saúde, nos dá muita alegria. Há poucos dias, recebemos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada [Ipea], a nota 10 pela conduta adotada no enfrentamento da Covid-19”, lembrou.

 

 

Sobre o Complexo de Atendimento Avançado no Trauma do Idoso, João Azevêdo afirmou que será um espaço para cuidar dessa população com o respeito e a qualidade merecidos. “Aqui será oferecido tratamento humanizado, com o objetivo de salvar vidas daqueles que têm mais fragilidades”, acrescentou.

O secretário estadual de saúde, Geraldo Medeiros, enfatizou a importância do CAATI. “A criação dessa unidade, com um atendimento específico para o idoso, vai diminuir o tempo de internação e consequentemente, as complicações e o risco de morte durante o tratamento de traumas desta população”. 

 

 

Ele também destacou que a aquisição dos novos equipamentos é essencial para a rotina das unidades que possuem alta rotatividade de pacientes e atendem aos casos mais complexos. “Os equipamentos que já vinham sendo utilizados nestes hospitais, mas que ainda possuem vida útil, serão remanejados para outras unidades da rede estadual, melhorando as condições de atendimento”, explica o secretário.

 

 

O CAATI já conta com 10 leitos em condições de assistência intensiva e passa a ter um total de 30 leitos, sendo 20 de enfermaria especial e 10 de Unidade de Terapia Intensiva. A nova modalidade assistencial visa garantir tratamento com acompanhamento familiar 24h, inclusive aos internos da UTI.

Acompanharam a solenidade os deputados estaduais Ricardo Barbosa, Raniery Paulino, Taciano Diniz e Eduardo Carneiro, além de auxiliares do Governo.

 

 



Compartilhe:


Outras Notícias


  • Misericórdia! Vereador paraibano mostra o "cipó" em grupo de Whatsapp e diz que foi alvo de "brincadeira dos meninos"

  • ORÇAMENTO SECRETO - Família Ribeiro mantém influência em alta mesmo sem abraçar o governo Bolsonaro

  • ELEIÇÕES 2022 - Cícero Lucena diz que Plano B no Progressistas não está em pauta e acredita na aliança com João Azevêdo

avançar voltar