Lei que estabelece normas para exploração dos serviços de gás canalizado na Paraíba é sancionada

Por Jacyara CristinaRedação Por Redação - 25/11/2021 10:03
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

 A lei que estabelece normas para a exploração direta, ou mediante concessão, dos serviços locais de gás canalizado na Paraíba foi sancionada pelo governador João Azevêdo (Cidadania). A norma foi publicada na edição desta quinta-feira (25) do Diário Oficial do Estado (DOE). 

De acordo com o documento a Paraíba vai regular, fiscalizar e supervisionar os serviços locais de gás canalizado por meio da Agência de Regulação do Estado da Paraíba (ARPB). 

Ao todo, nessa lei, são 22 capítulos, distribuídos em 116 artigos. A norma traz sobre a regulação e exclusividade do serviço; mercado livre; garantias de atendimento ao mercado; condições para a prestação do serviço de gás e entre outras providências.

Dentre as definições técnicas apresentadas pela lei está o acordo operacional para o Mercado Livre - instrumento contratual de adesão, conforme modelo proposto pelo concessionário e homologado pela ARPB - e deve ser assinado pelos agentes onde são estabelecidas as condições técnicas e operacionais que viabilizam o funcionamento do mercado livre na Paraíba;

A norma ainda diz que a exclusividade em relação à comercialização deixará de existir, para a criação de mercado livre na área da concessão. Isso ocorrerá nas situações imediatamente para o uso do gás pertencente aos autoimportadores e aos autoprodutores nas suas respectivas unidades usuárias; e quando o usuário preencher os seguintes parâmetros de consumo, situação em que poderá optar pela migração para o mercado livre, e o consequente enquadramento como consumidor livre, respeitando-se as demais regras estabelecidas no contrato de concessão.

Consta ainda na lei, que as tarifas aplicáveis aos serviços locais de gás canalizado deverão ser justas e adequadas de forma a garantir o retorno do capital investido e a modicidade tarifária.

Confira o documento

 



Compartilhe:


Outras Notícias


  • Prefeitura de João Pessoa participa de encontro para avaliar o programa habitacional no Brasil

  • João Pessoa é destaque com avanços tecnológicos em evento sobre segurança pública

  • Deputado Walber Virgolino rebate o prefeito Vitor Hugo após declaração sobre não entrar em bairros de Cabedelo: “foi irresponsável”

avançar voltar