MPT da Paraíba lança Campanha de Combate ao Trabalho Infantil no São João

Por Jacyara CristinaRedação Por Redação - 06/06/2022 19:33
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
  1. O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) lançará, nesta terça-feira (7), a Campanha 2022 de Combate ao Trabalho Infantil no São João e em alusão ao 12 de junho, Dia Mundial contra o Trabalho Infantil. O lançamento acontecerá às 9h na Vila Sítio São João, no bairro Dinamérica, em Campina Grande e, às 16h30, em Patos, na Praça Getúlio Vargas (Coreto), no Centro da cidade. Na Paraíba, o lançamento da campanha acontece em parceria com as prefeituras desses municípios e o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Fepeti-PB).
  2. Com o slogan “Proteção Social para Acabar com o Trabalho Infantil”, a campanha nacional busca conscientizar a sociedade sobre a necessidade da ampliação de políticas públicas para redução da pobreza e da vulnerabilidade socioeconômica das famílias, com o objetivo de reduzir as principais causas que levam crianças e adolescentes ao trabalho precoce. A ação nacional é realizada pelo MPT, pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI) e Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho.
  3. Na Paraíba, a Campanha de Combate à Exploração do Trabalho Infantil no período junino já é tradicionalmente realizada pelo MPT, em parceria com as prefeituras e o apoio voluntário de artistas e cantores regionais e nacionais.
  4. O procurador do Trabalho Raulino Maracajá, vice-coordenador Regional da Coordinfância/MPT e que coordena a campanha na Paraíba, ressalta que, em grandes eventos, como o São João – a principal festa da cultura regional no Nordeste – o trabalho infantil tende a aumentar, inclusive a exploração sexual comercial de crianças e adolescentes. “Esta, além de ser crime, é considerada pela Convenção 182 da OIT como uma das piores formas de trabalho infantil”, observou.
  5. Crianças e adolescentes de famílias de baixa renda são os mais vulneráveis à exploração do trabalho infantil. “A ideia da campanha é sensibilizar, mobilizar a sociedade e órgãos públicos, para que tomem consciência da exploração precoce do trabalho e assumam sua responsabilidade no combate”, ressaltou Raulino Maracajá.
  6. “É esse ciclo de pobreza e de exploração que precisamos vencer. Por isso, convocamos toda a sociedade, artistas, cantores e a imprensa para, mais uma vez, entrar nesse grande ‘time’ contra o trabalho infantil”, afirmou Raulino Maracajá, acrescentando que esse trabalho de prevenção e combate deve ser contínuo e não somente no período junino.
  7.  
  8. O procurador destacou que, em Campina Grande, ‘Ação Intersetorial de Combate à Exploração do Trabalho Infantil no São João é realizada desde 2014, em parceria com a Prefeitura Municipal e tem conseguido reduzir o número de casos de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil e exploração sexual na área do Parque do Povo, onde ocorrem os festejos juninos.

  1.  

 

 

 

 



Compartilhe:


Outras Notícias