Programa Patrulha Maria da Penha da Paraíba concorre ao Selo de Práticas Inovadoras do Fórum Brasileiro de Segurança Pública

Por Redação Por Redação - 26/04/2022 18:16
Foto Reprodução
Foto Reprodução

O Programa Integrado Patrulha Maria da Penha da Paraíba está concorrendo ao Selo Especial de Práticas Inovadoras do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Dentre os 44 projetos pré-selecionados desta edição do selo, o programa está entre as 8 experiências visitadas pela equipe de avaliação do FBSP, a única experiência do Nordeste. O foco desta edição serão as iniciativas, projetos ou práticas de enfrentamento da violência contra meninas e mulheres no contexto da pandemia de Covid-19.

A visita das técnicas da FBSP está acontecendo nas sedes do programa em João Pessoa e Campina Grande, desde essa segunda-feira. O objetivo é colher informações e comprovar a prática in loco com entrevistas das equipes multiprofissional, delegadas, juízes, defensores, policiais, coordenadoras do programa e mulheres assistidas pelo programa. A secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, está acompanhando a fase de avaliação, que ocorreu nesta terça-feira (26), na sede em Campina Grande. Caso seja comprovado o êxito do programa, a experiência da Paraíba será premiada com o selo. A divulgação está prevista para julho.

Segundo Lídia Moura, um dos destaques da Paraíba avaliado foi a expansão do programa para Campina Grande durante a pandemia, atendendo mais 34 cidades, além das rotas de monitoramento 24 horas. "Um dos critérios é exatamente saber como a Paraíba atendeu e agiu de forma integrada durante a pandemia, para que sirva de inspiração para outros Estados", disse a pesquisadora Jaqueline Brigagão e professora da USP.  

A comandante da Patrulha Maria da Penha, Gabriela Jácome, disse que concorrer ao selo é um marco para a Polícia Militar, pois significa o resultado de um trabalho Integrado com olhar de gênero. 

"O prêmio representa que estamos no caminho certo da proteção da vida das mulheres. A atuação em parceria com todos os órgãos é fundamental, além do trabalho com a equipe com fazer multidisciplinar", complementa  a coordenadora estadual do Programa, Mônica Brandão.

O selo - O Selo FBSP é uma iniciativa do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que tem como objetivo reconhecer práticas com potencial de transformação em cenários de vulnerabilidade à violência, sistematizando e disseminando o conhecimento produzido por e para profissionais envolvidos com o tema da segurança pública. Todas as iniciativas, sejam finalistas ou premiadas com o Selo FBSP, encontram-se documentadas na Casoteca, que consiste em um conjunto de publicações (livros físicos, e-books, vídeos, etc) que retratam as iniciativas de destaque em cada ano. 



Compartilhe:


Outras Notícias


  • Cássio Cunha Lima revela emoção em retornar ao Parque do Povo no Maior São João do Mundo

  • Bolsonaro soube da gravação telefônica de Milton Ribeiro na Vila Sítio São João e perdeu o apatite

  • Ao lado de Bruno, Bolsonaro chega ao Parque do Povo para prestigiar São João de Campina Grande

avançar voltar