TSE decide vetar a possibilidade de partidos formarem coligações diferentes para governador e senador

Por Jacyara CristinaRedação Por Redação - 23/06/2022 14:02
Foto Reprodução - Montagem: Sistema 1001 Notícias de Comunicação
Foto Reprodução - Montagem: Sistema 1001 Notícias de Comunicação

 O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) adaptou uma posição, na noite desta terça-feira, que pode ajudar o governador João Azevedo a solucionar o impasse que tem enfrentado para decidir o candidato a senador em sua chapa. A situação julgada é diferente do problema da Paraíba, mas pode se transformar em bom argumento nas articulações políticas.

Em Brasília, a Justiça Eleitoral vetou nesta a possibilidade de “coligações cruzadas” entre partidos nas eleições para o governo estadual e para o Senado. Por maioria, o tribunal entendeu que as legendas que fizerem uma aliança para disputar o comando do Estado não poderão formar, entre si ou com outros partidos, coligações paralelas para as candidaturas ao Senado. O TSE, por outro lado, reafirmou que os partidos podem, na disputa ao Senado, repetir a mesma coligação para o governo estadual ou lançar, individualmente, candidatos próprios ao cargo.

A consulta foi apresentada ao TSE pelo deputado federal Delegado Waldir (União Brasil-GO), que questionou o tribunal se, em uma situação hipotética, partidos coligados para a disputa do governo estadual estariam obrigados a participar de uma mesma coligação para o cargo de senador e se as legendas poderiam lançar candidatos ao Senado individualmente. Nos estados, há impasses envolvendo legendas que devem se juntar nas disputas estaduais, mas que não definiram quem será apoiado ao Senado.

Aplicando-se a decisão ao caso da Paraíba, tem-se, então, que o Republicanos, por exemplo, não pode fazer coligação com o governador João Azevedo e, ao mesmo, participar formalmente da coligação de Efraim Morais para o Senado. Pode apoiar Efraim informalmente, mas não em coligação.

Leia mais notícias no Portal 1001 Notícias. 

Acesse: www.1001noticias.com.br

http://www.radiozonasulfm.com

http://www.roberto.1001noticias.com.br

http://www.tv1001noticias.com.br/  

Siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube.

Você também pode enviar informações à Redação do Portal 1001 Noticias pelo WhatsApp (83) 9 88 66 - 50 11

Instagram - https://www.instagram.com/portal1001noticias/

Roberto Noticia  -  Jornalista -  DRT 4511/88  

@1001noticias.com.br - @roberto1001noticias @jornalismo -@noticia - @robertonoticia 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente.

Com Josival Pereira



Compartilhe:


Outras Notícias