ELEIÇÕES 2026 - Adriano Galdino revela fidelidade a João Azevêdo e cobra reconhecimento: "Espero um pouco mais do governador"

 O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino (Republicanos), concedeu entrevista à @tvdiariodosertao na manhã do sábado (12) e falou sobre sua postura de fidelidade ao governador João Azevêdo (PSB) ao longo dos últimos anos, destacando que sempre trabalhou pela governabilidade e pela estabilidade política do Estado. Durante a entrevista, Galdino relembrou episódios em que atuou diretamente para evitar desgastes ao governo, como o enfrentamento de tentativas de instalação de CPIs na Assembleia Legislativa e a articulação política para aprovar as contas do governador que haviam sido reprovadas inicialmente.

“Espero um pouco mais de João. Eu acho que a gente tem feito para o governador João um projeto de governabilidade muito importante. João passou por muitas dificuldades, teve suas contas reprovadas, a gente conseguiu aprovar. Enfrentei diversas instalações de CPIs, e a gente sempre fez o contraponto evitando essas CPIs. Foi um desgaste muito grande pra mim”, desabafou Galdino. Veja íntegra da entrevista.

https://www.youtube.com/watch?v=wUnZH30iQXo

Dúvidas, Críticas, Sujestões? Fale com a gente! Ligue (83) 9 88 66 - 50 11.

Email - redacao1001noticias@gmail.com

Roberto Notícia - Jornalista - DRT 4511/80.

 

 

ELEIÇÕES 2026 - PT paraibano quer discutir com João Azevedo indicação de nome na chapa da situação que tem hoje praticamemte 75% definida

O governador João Azevêdo já tem hoje 75% de sua chapa da situação definida para concorrer às eleições de 2026.Faltando apenas a definição de quem será o nome indicado pelos partido aliados para vaga de vice-governador. Ou seja quem será o vice de Lucas Ribeiro. Já que tem seu nome praticamente certo como indicação do PP, Para o Senado as duas cagas estão com indicações feitas pelo PSB, João Azevêdo, e a segundo concorrente é Nabor Wanderley, indicação do Republicanos. Faltando apenas ser oficializada.

Com a vitória da deputada Cida Ramos, para presidir a direção estadual do PT na Paraíba, começa a ser criado um movimento no sentido que o PT sentar na mesa para participar da escolha dos nomes que vão disputar a eleição de 2026 pela base aliada. Neste momento, com 75% quase defino, resta apenas a indicação do nome para vice. Neste movimento o PT já tem alguns nomes para ser apresentado ao governador João Azevêdo, entre este, está o nome da deputada Cida Ranos.
 
O governador não esconde de ninguém que é candidato a senador, que o diga os vários prefeitos que têm conversado com ele reservadamente. Aí é a vaga do PSB, a vaga do PP está ficando claro, se o governador vai disputar, como ele deixa claro, o candidato a governador será Lucas Ribeiro, porque vai assumir o governo. E ele cunhou a última vaga da chapa de senador, colocou o nome de Nabor Wanderley, indicado por Hugo Motta, que é o comandante do partido, chapa formada. E ele escolheu o orçamento para dar uma outra demonstração, quando deu voz a Lucas Ribeiro em Sousa e Cajazeiras para falar, como fizera lá no passado Ricardo Coutinho, quando colocava João Azevedo para falar neste instrumento democrático. 
 
Com a Chapa da situação praticamente fechada, Lucas governador pelo PP, João senador pelo PSB e Nabor Wanderley na outra vaga do Senado pelo Republicanos.
 
É bom lembrar que o governador faz estas colocações políticas na presença de Adriano Galdino, também Republicano, e Cícero Lucena, também do PP. Esses dois partidos já têm as vagas indicadas na chapa da situação, restando somente a vaga de vice. Aceitará Cícero indicar essa vaga de vice ou vai partir numa carreira solo em uma candidatura que pode ter, inclusive, a participação da oposição. E Adriano Galdino, também vai fazer uma carreira solo e lançar sua candidatura? É o que vamos ver muito em breve.
 
Dúvidas, Críticas, Sujestões? Fale com a gente! Ligue (83) 9 88 66 - 50 11.
Email - redacao1001noticias@gmail.com
Roberto Notícia - Jornalista - DRT 4511/80.

João Azevêdo cobra definição do Republicanos e destaca interesse do partido na segunda vaga ao Senado

 O governador João Azevêdo (PSB) cobrou nesta sexta-feira (4), que o Republicanos defina, de forma interna, o nome que pretende apresentar para a formação da chapa majoritária nas eleições de 2026. A fala do governador foi interpretada como uma resposta direta ao presidente estadual do partido, o deputado federal Hugo Motta, que vem sinalizando o desejo de participar da chapa majoritária com um representante na corrida pelo Senado.

“O Republicanos tem que sentar, discutir internamente e apresentar para a chapa o nome que ele quer. Tenho entendido isso como uma mensagem do presidente Hugo. E o Republicanos tem dito claramente que quer colocar à disposição o nome para disputa no Senado, na segunda vaga. É assim que a gente faz política: com diálogo, não com imposição. Não é pelo fato de eu estar na condição de governador que eu vou impor”, declarou Azevêdo.

O Republicanos tem sinalizado que Nabor Wanderley, prefeito de Patos, deve concorrer ao Senado. Há, porém, um impasse dentro do partido. O presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (Republicanos), tem colocado o nome como pré-candidato a governador pela legenda. Ele disse que vai convencer Hugo Motta e João Azevêdo que tem viabilidade eleitoral para ganhar a eleição.

Dúvidas, Críticas, Sujestões? Fale com a gente! Ligue (83) 9 88 66 - 50 11.

Email - redacão1001noticias@gmail.com

Roberto Notícia - Jornalista - DRT 4511/80.

João Azevêdo minimiza falas de Galdino e diz que cada partido indicará nomes para chapa de 2026

  Durante agenda administrativa em Cajazeiras, no Sertão paraibano, o governador João Azevêdo (PSB) afirmou que não se incomoda com a movimentação política do presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (Republicanos), que tem sinalizado disposição para disputar o governo do Estado em 2026, caso Azevêdo deixe o cargo para concorrer ao Senado.

Azevêdo reforçou que não há espaço para “coronelismo” dentro da base aliada e que cada partido terá autonomia para apresentar seus nomes na formação da chapa majoritária. “Não dá para eu impor dentro do Republicanos o que o Republicanos vai fazer”, afirmou o governador.

Segundo ele, a sinalização do presidente estadual do Republicanos, deputado Hugo Motta, é clara: o partido pretende indicar um nome para a segunda vaga ao Senado.

“Temos quatro vagas. E que bom que há quinze, vinte querendo compor a chapa. Quem não quer governar um estado como o nosso? Um estado que tem superávit primário, superávit fiscal, que tem dinheiro para investir. Quem não quer governar um estado assim?”, concluiu.

Dúvidas, Críticas, Sujestões? Fale com a gente! Ligue (83) 9 88 66 - 50 11.

Email - redacao1001noticias@gmail.com

Roberto Notícia - Jornalista - DRT 4511/80.

DECIDIDO - Adriano Galdino diz que quer disputar governo da Paraíba e nega apoio a candidatura de Lucas Ribeiro

 O deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos) afirmou publicamente que pretende disputar o cargo de governador da Paraíba nas eleições de 2026, e não deve seguir, ao menos por enquanto, a indicação do governador João Azevêdo (PSB) para apoiar Lucas Ribeiro (Progressistas). A declaração foi dada durante entrevista ao Programa Arapuan Verdade desta quinta-feira (3).

Adriano Galdino deixou claro que vai trabalhar por uma candidatura própria do Republicanos, colocando seu nome à disposição como alternativa dentro da base aliada do governo estadual. Segundo o parlamentar, seu objetivo é demonstrar ao partido, à base aliada e ao próprio governador que ele tem condições reais de vitória nas urnas.

“Eu quero mostrar não só ao Republicanos, mas também ao próprio governador, que nós temos competitividade, que temos condições de ganhar as eleições”, afirmou Galdino.

Ainda durante a entrevista, Galdino ressaltou que sua pré-candidatura não se baseia apenas em vontade pessoal, mas em dados e articulação política: “Eu mostrando aos partidos da base e ao meu partido que eu tenho competitividade e apoio popular, vamos sim convencer a todos que o meu nome é o melhor para ser governador da Paraíba”.

Ele enfatizou que uma candidatura viável deve ter não só respaldo político, mas também condições reais de vitória: “Não basta ser candidato. Tem que mostrar que tem condição de ganhar a eleição. E para isso, é preciso competitividade”, declarou.

Dúvidas, Críticas, Sujestões? Fale com a gente! Ligue (83) 9 88 66 - 50 11.

Email - redacao1001noticias@gmail.com

Roberto Notícia - Jornalista - DRT 4511/80.

ELEIÇÕES 2026 - Prefeita Magna Gerbasi rompe com Chico Mendes e fecha com Maria Porto

 O clima político em Rio Tinto, no Litoral Norte da Paraíba, esquentou de vez! Na noite desta terça-feira (1º), a prefeita Magna Gerbasi surpreendeu aliados e adversários ao anunciar apoio à pré-candidatura da advogada Maria Porto à Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).

O gesto marca oficialmente o rompimento de Magna com o deputado estadual Chico Mendes (PSB), que havia sido apoiado pela gestora nas eleições de 2022. Segundo bastidores apurados pelo Política da Paraíba, o grupo político da prefeita já vinha demonstrando insatisfação com o distanciamento de Mendes do município após o pleito. Maria Porto, por sua vez, tem ganhado cada vez mais espaço no cenário político paraibano. Esposa do prefeito de Bananeiras, Matheus Bezerra, ela vem costurando alianças importantes e ampliando sua base no interior.

O anúncio foi feito nas redes sociais da própria Maria, que celebrou o novo apoio:

“Agradeço de coração à prefeita Magna Gerbasi, da cidade de Rio Tinto, pelo apoio tão importante. Magna é uma grande mulher e referência política no Vale do Mamanguape e na Paraíba. Esse gesto fortalece nossa caminhada! Podem ter certeza: Rio Tinto e a Paraíba terão, da minha parte, muito trabalho e comprometimento com o povo. Vamos simbora, com Deus no comando.”

A movimentação política promete agitar ainda mais os bastidores da pré-campanha para 2026, principalmente na região do Litoral Norte, onde Magna tem forte influência.

Dúvidas, Críticas, Sujestões? Fale com a gente! Ligue (83) 9 88 66 - 50 11.

Email - redacão1001noticias@gmail.com

 

Roberto Notícia - Jornalista - DRT 4511/80.

 

Bruno Cunha Lima destaca força da oposição para 2026 e avisa: “Temos nomes à altura do desafio”

 O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, avaliou nesta terça-feira (1º) o cenário político da Paraíba com vistas às eleições de 2026 e destacou a qualidade dos nomes que vêm sendo cogitados dentro do grupo de oposição para disputar o Governo do Estado.

Segundo Bruno, a oposição conta com lideranças preparadas e com capacidade técnica, equilíbrio emocional e senso de responsabilidade — características que, segundo ele, são fundamentais para quem deseja governar a Paraíba.

“O mais importante é que temos nomes à altura do desafio. Pessoas com trajetória pública consistente, liderança consolidada e, acima de tudo, compromisso com o povo paraibano”, afirmou.

O gestor disse ainda que a missão de governar o estado exige preparo, diálogo e espírito público. Para ele, a oposição está bem representada com nomes como Efraim Filho, Pedro Cunha Lima e Romero Rodrigues.

Bruno ressaltou que se sente confiante diante do cenário atual e acredita que qualquer uma das lideranças mencionadas reúne condições de disputar a eleição com chances reais de vitória, além de exercer uma gestão comprometida e eficiente.

“Estamos diante de um momento importante para a construção de um projeto que dialogue com a população e ofereça soluções reais para os desafios da Paraíba”, concluiu.

Dúvidas, Críticas, Sujestões? Fale com a gente! Ligue (83) 9 88 66 - 50 11.

Email - redacão1001noticias@gmail.com

Roberto Notícia - Jornalista - DRT 4511/80.

 

Adriano Galdino se reúne com Gleisi Hoffmann em articulação para disputar o Governo da Paraíba com apoio de Lula

 O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino (Republicanos), se reuniu nesta segunda-feira 30) com a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, em Brasília, em mais um movimento que sinaliza sua tentativa de se aproximar do presidente Lula (PT) e se viabilizar na disputa pelo Governo do Estado em 2026.

A reunião ocorre em meio a uma série de gestos públicos de Galdino em direção ao campo lulista. Durante os festejos juninos em Pocinhos, na semana passada, o parlamentar voltou a tecer elogios ao presidente Lula, destacando programas sociais do governo federal e a necessidade de uma “sintonia política” entre a Paraíba e o Palácio do Planalto.

A movimentação do presidente da ALPB tem gerado reações no PT estadual. O presidente do partido na Paraíba, Jackson Macedo, declarou recentemente que a legenda não descarta apoiar Galdino em 2026, embora a decisão dependa de articulações mais amplas no campo progressista.

A reunião com Gleisi é vista por aliados como uma tentativa de Galdino de carimbar seu passaporte para uma aliança mais robusta com o governo federal. Nos bastidores, comenta-se que Galdino avalia a possibilidade de mudar de legenda para consolidar a aliança com o PT, caso o Republicanos decida apoiar outra candidatura.

O encontro com Gleisi, portanto, teria servido também como um termômetro do Palácio do Planalto sobre essa possibilidade.

Dúvidas, Críticas, Sujestões? Fale com a gente! Ligue (83) 9 88 66 - 50 11.

Email - redacão1001noticias@gmail.com

 

Roberto Notícia - Jornalista - DRT 4511/80.

 

Deputada Cida Ramos pisa no freio sobre Cícero no PT e não diz se é contra ou a favor a filiação do prefeito

 A deputada estadual Cida Ramos, que deve assumir nos próximos meses a presidência do Partido dos Trabalhadores na Paraíba, adotou uma postura cautelosa ao ser questionada sobre uma possível filiação do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), à legenda. Em entrevista concedida nesta semana, Cida evitou cravar uma posição pessoal e indicou que a discussão precisa ser tratada de forma institucional.

“Olha, essa é uma decisão que precisa passar pelo diretório estadual, pelo colegiado. Eu, como presidente, não posso decidir isso sozinha. E mais: você precisa perguntar à direção nacional, porque no PT as coisas vêm de cima para baixo. É só isso que eu tenho a falar sobre isso”, declarou em entrevista.

A fala de Cida contrasta com o posicionamento de Jackson Macêdo, atual presidente do partido, que recentemente abriu as portas para uma eventual filiação de Cícero, desde que ele se alinhasse ao projeto liderado pelo presidente Lula. Jackson chegou a afirmar que o PT nacional “analisaria com carinho” uma aproximação do prefeito.

O recuo de Cida reforça o clima de indefinição sobre a estratégia do PT na Paraíba para as eleições de 2026, especialmente diante da movimentação de Cícero como possível pré-candidato ao governo estadual.

Dúvidas, Críticas, Sujestões? Fale com a gente! Ligue (83) 9 88 66 - 50 11.

Email - redacão1001noticias@gmail.com

Roberto Notícia - Jornalista - DRT 4511/80.

 

Deputado Tião Gomes afirma que pré-candidatura de Nabor não ofusca João Azevêdo: “João é candidato nato ao Senado”

O deputado estadual Tião Gomes (PSB) declarou que a pré-candidatura de Nabor Wanderley ao Senado não representa qualquer obstáculo à possível candidatura do governador João Azevêdo (PSB) à mesma vaga.

Segundo Tião, João Azevêdo reúne todas as credenciais para representar a Paraíba no Senado Federal, destacando sua trajetória política e administrativa como governador. “João é candidato nato. Ele tem uma biografia marcada por uma extensa lista de serviços prestados à Paraíba e carrega consigo a marca de ser o melhor governador que o Estado já teve”, afirmou.

Tião Gomes defendeu, ainda, que João Azevêdo renuncie ao cargo em abril de 2026, prazo previsto pela legislação eleitoral para desincompatibilização, e coloque seu nome à disposição do povo para concorrer ao Senado.

Dúvidas, Críticas, Sujestões? Fale com a gente! Ligue (83) 9 88 66 - 50 11.

Email - redacão1001noticias@gmail.com

Roberto Notícia - Jornalista - DRT 4511/80.

~