O governador e presidente do PSB da Paraíba, João Azevêdo, recebeu, na tarde desta terça-feira (12), em João Pessoa, o presidente nacional do partido e prefeito do Recife, João Campos, oportunidade em que trataram da conjuntura política e compartilharam experiências exitosas das gestões do PSB.
Na ocasião, João Azevêdo destacou a liderança de João Campos e a força do PSB em níveis regional e nacional. “Nós tivemos a oportunidade de discutir sobre política e gestão com o jeito de governar do PSB, que será referência na centro-esquerda do Brasil nas próximas eleições e esse fortalecimento passa pela construção de um país mais justo e inclusivo e é isso que nós buscamos na Paraíba. Sob a condução de João Campos, eu tenho certeza de que vamos galgar posições extremamente importantes para o nosso partido”, pontuou.
O prefeito do Recife, João Campos, parabenizou o governador João Azevêdo pelos resultados positivos de seu governo que tem sido referência no país. “É uma alegria visitar o governador João Azevêdo, nosso companheiro de partido, que tem feito uma grande gestão na Paraíba. Nós ficamos muito felizes de vermos as benfeitorias que têm sido realizadas no Estado que perpassam as fronteiras e escutamos no Recife, no Brasil o êxito da gestão de João, que é uma marca do jeito PSB de governar, com equilíbrio fiscal e justiça social, fazendo um estado moderno e eficiente”, avaliou.
Dúvidas, Críticas, Sujestões? Fale com a gente! Ligue (83) 9 88 66 - 50 11.
O governador João Azevêdo (PSB) oficializou o nome do vice-governador Lucas Ribeiro como seu candidato à sucessão estadual. Em um vídeo amplamente compartilhado entre aliados e nas redes sociais, João afirma que Lucas assumirá o Governo em abril do próximo ano e concorrerá ao Palácio da Redenção como candidato do grupo situacionista.
Com essa decisão, o governador selou, na prática, o rompimento com o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), mais conhecido nos bastidores como “Caboclinho”. Cícero, que lidera com folga as pesquisas para o Governo da Paraíba, vinha demonstrando fidelidade ao projeto de Azevêdo – não apenas com palavras, mas também com gestos políticos e administrativos.
A “escolha” de João Azevêdo, porém, parece ter dado o bilhete de saída a Cícero do bloco governista. E agora, os holofotes se voltam para o campo da oposição.
O cenário se desenha: bastam alguns movimentos estratégicos de lideranças como o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), o ex-deputado Pedro Cunha Lima (PSDB) e o ex-senador Cássio Cunha Lima (PSDB) para acolher Cícero como nome da oposição ao governo em 2026.
A movimentação de João Azevêdo foi interpretada como o empurrão final para que Cícero Lucena deixe o bloco governista e reescreva sua rota rumo ao Palácio da Redenção por uma nova via – desta vez, como protagonista do bloco oposicionista.
A disputa já começou. E o xadrez político na Paraíba ganha uma nova peça central: o “Caboclinho”, que agora pode marchar com força total para liderar uma frente ampla de oposição em 2026.
Dúvidas, Críticas, Sujestões? Fale com a gente! Ligue (83) 9 88 66 - 50 11.
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), segue como o principal nome na disputa pelo Governo da Paraíba em 2026, segundo pesquisa divulgada nesta segunda-feira (28) pelo Instituto ANOVA. O levantamento apresenta diversos cenários estimulados e Cícero lidera em todos aqueles em que seu nome é incluído.
No cenário principal, com todos os pré-candidatos listados, Cícero aparece com 23,4% das intenções de voto, seguido por Pedro Cunha Lima (PSD), com 15,8%. Na sequência, aparecem Adriano Galdino (Republicanos) com 7,8%, Lucas Ribeiro (PP) com 7,0%, Efraim Filho (União Brasil) com 6,9% e Marcelo Queiroga (PL) com 3,5%. Os indecisos somam 24,8% e os que afirmam votar em branco ou nulo representam 10,8%.
Veja os números da pesquisa estimulada para governador:
Cícero Lucena: 23,4%
Pedro Cunha Lima: 15,8%
Adriano Galdino: 7,8%
Lucas Ribeiro: 7,0%
Efraim Filho: 6,9%
Marcelo Queiroga: 3,5%
Indecisos: 24,8%
Branco/Nulo: 10,8%
Nos cenários alternativos, onde menos nomes são apresentados, Cícero segue na vantagem. No Cenário 02, por exemplo, com apenas Pedro Cunha Lima e Marcelo Queiroga como adversários, Cícero sobe para 29,5%, enquanto Pedro tem 18,8%.
Intenção de voto para governador – Cenário 02:
Cícero Lucena: 29,5%
Pedro Cunha Lima: 18,8%
Marcelo Queiroga: 4,5%
Indecisos: 33,1%
Branco/Nulo: 14,1%
No Cenário 03, enfrentando Efraim Filho e Marcelo Queiroga, o prefeito da capital alcança 30,2%, com larga vantagem sobre os adversários.
Intenção de voto para governador – Cenário 03:
Cícero Lucena: 30,2%
Efraim Filho: 9,3%
Marcelo Queiroga: 4,8%
Indecisos: 38,3%
Branco/Nulo: 17,4%
Em cenário em que Cícero não é incluído, Pedro Cunha Lima aparece com vantagem. No Cenário 04, sem Cícero, Pedro lidera com 20,5%, seguido por Lucas Ribeiro com 12,5%.
Intenção de voto para governador – Cenário 04:
Pedro Cunha Lima: 20,5%
Lucas Ribeiro: 12,5%
Marcelo Queiroga: 6,0%
Indecisos: 42,6%
Branco/Nulo: 18,4%
Já no Cenário 05, na disputa entre Lucas Ribeiro, Efram Filho e Marcelo Queiroga, o atual vice-governador aparece na frente, com 13,9%, seguido por Efraim Filho com 10,6%.
Intenção de voto para governador – Cenário 05:
Lucas Ribeiro: 13,9%
Efraim Filho: 10,6%
Marcelo Queiroga: 6,3%
Indecisos: 47,6%
Branco/Nulo: 21,6%
No Cenário 06, com disputa entre Pedro Cunha Lima, Adriano Galdino e Marcelo Queiroga, Pedro Cunha Lima volta à frente, com 20,4%, tendo Adriano Galdino com 10,1% e Queiroga com 6,2%.
Intenção de voto para governador – Cenário 06:
Pedro Cunha Lima: 20,4%
Adriano Galdino: 10,1%
Marcelo Queiroga: 6,2%
Indecisos: 44,6%
Branco/Nulo: 18,7%
Por fim, no Cenário 07, com Efraim Filho, Adriano Galdino e Marcelo Queiroga se confrontando, Efraim lidera com 11,7% e Adriano Galdino vem em seguida com 10,5%.
Intenção de voto para governador – Cenário 07:
Efraim Filho: 11,7%
Adriano Galdino: 10,5%
Marcelo Queiroga: 6,3%
Indecisos: 49,9%
Branco/Nulo: 21,6%
Os números demonstram que Cícero Lucena venceria em todos os cenários estimulados e Pedro Cunha Lima venceria nos cenários em que Cícero não é citado.
Números da Pesquisa Espontânea:
Já na pesquisa espontânea, quando o entrevistado responde livremente, sem apresentação de nomes, Cícero também lidera, mas com margem um pouco menor: 15,6% das citações. Pedro Cunha Lima tem 9,1%, e Adriano Galdino, 5,0%. O destaque é o alto número de indecisos, que somam 45,9% do total de entrevistados. Confira:
Intenção de voto para Governador da Paraíba (Espontânea):
Cícero Lucena: 15,6%
Pedro Cunha Lima: 9,1%
Adriano Galdino: 5,0%
Lucas Ribeiro: 4,8%
Efraim Filho: 4,1%
João Azevêdo: 2,9%
Marcelo Queiroga: 2,2%
Romero Rodrigues: 0,2%
Nilvan Ferreira: 0,1%
Indecisos: 45,9%
Branco/Nulo: 10,1%
Sobre a pesquisa
O levantamento foi realizado pelo Instituto ANOVA, , entre os dias 22 e 24 de julho de 2025, com 2.002 entrevistas feitas em 70 municípios paraibanos, distribuídos pelas regiões da Zona da Mata, Agreste, Borborema e Sertão. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o nível de confiança da pesquisa é de 95%.
A pesquisa também avaliou intenções de voto para senador e presidente da República, além de índices de rejeição dos principais nomes cotados para a disputa.
Em declaração pública, Cícero classificou o encontro como positivo e reafirmou o compromisso do grupo político com a continuidade do projeto que, segundo ele, vem promovendo avanços significativos no estado.
“Estive reunido hoje em Brasília com os deputados federais Hugo Motta, Aguinaldo Ribeiro e Mersinho Lucena. Foi um excelente encontro para discutir a conjuntura política do nosso estado. Seguimos debatendo, com responsabilidade, o melhor nome para disputar o governo em 2026, além dos demais integrantes da chapa que dará continuidade ao projeto de desenvolvimento que está construindo o melhor momento da Paraíba”, afirmou.
Apesar das expectativas em torno de uma definição sobre seu futuro político, Cícero deu a entender que a reunião terminou em clima de consenso.
Dúvidas, Críticas, Sujestões? Fale com a gente! Ligue (83) 9 88 66 - 50 11.
O governador João Azevêdo (PSB) discordou da opinião do presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (Republicanos), sobre a possibilidade de mais de uma candidatura da base governista em 2026.
“É a opinião dele, nã concordo. Cada um tem a sua opinião. Não vou emitir parecer sobre opiniões pessoais”, disse.
Pretenso candidato ao governo, Galdino destacou que vê problemas em várias candidaturas da base aliada, desde que haja sintonia, ética e respeito dentro do grupo.
João Azevêdo também comentou as recentes declarações do prefeito Cícero Lucena (PP), nas quais defende critérios para definição do nome, dentre eles, a pesquisa eleitoral. João disse que a pesquisa é importante, mas não será o único critério.
”A pesquisa é um instrumento importante, mas não pode ser o único. Pesquisa é retrato do momento. Quem não está bem, hoje, tem condições de crescer. Além disso, o compromisso com a continuidade do projeto que está fazendo bem à Paraíba é fundamental”, afirmou.
Dúvidas, Críticas, Sujestões? Fale com a gente! Ligue (83) 9 88 66 - 50 11.