ABANDONO TOTAL - Comerciantes de pontos no Centro Histórico e moradores estão preocupados com insegurança em João Pessoa

Por Jacyara CristinaRedação Por Redação - 29/11/2024 15:52 - 59796
Foto Reprodução - Montagem: Sistema 1001 Notícias de Comunicação
Foto Reprodução - Montagem: Sistema 1001 Notícias de Comunicação

 A revitalização do Centro Histórico de João Pessoa é um tema que gera muitos debates. No entanto, esses esforços ainda não resultaram nas melhorias esperadas, especialmente na recuperação de áreas degradadas.

Um exemplo é a situação das escadarias que conectam a Avenida General Osório e Rua da Areia, no Centro da Capital. O equipamento, que liga duas importantes vias, está abandonado e se tornou local inseguro e frequentado por pessoas envolvidas no consumo e tráfico de drogas.

Abandono escadariaFoto: Sindjor-PB

Relatos também indicam que o local serve de rota de fuga para criminosos e facilita arrombamentos a prédios comerciais e residenciais, como os casos registrado na sede do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Paraíba (Sindjor-PB), que alvo de diversos arrombamentos nos últimos meses. Durante os ataques, equipamentos foram roubados, documentos danificados e instalações destruídas. “Nosso vizinho também teve o prédio arrombado, desistiu do negócio e entregou o prédio. Hoje lá funciona um bar. Na próxima semana vamos começar a aumentar o muro dos fundos do Sindicato, vamos transformar o muro em um verdadeiro paredão, como já fizeram os vizinhos, para evitar arrombamentos”, afirmou Jorge Galdino, presidente do Sindjor-PB.

Aerea escadaria

Foto: Sindjor-PB
 

De acordo com o arquiteto e professor do IFPB, Eudes Raony, as escadarias que ligam a General Osório até a Rua da Areia foram feitas na época da construção do viaduto em 1973. “Quando abriram o viaduto, nenhuma edificação ficou voltada para a escaradia. Toda a área ao redor da via é quase como um ‘não-lugar’. São pedaços de lotes fechados, paredes fechadas, uma área que foi rasgada pelo viaduto e não está inserida direito na cidade”, disse. Ainda segundo o arquiteto, todo equipamento urbano é necessario, indepentemente de história. “Seria necessário fazer um estudo que envolvesse toda a área para que a região passasse a ser usada pela população local”, reforçou.

No fim de 2023, a Câmara Municipal de João Pessoa intensificou as conversas sobre o assunto e os governos estadual e municipal anunciaram ações e investimentos para dar uma nova vida e promover o resgate econômico da região. Medidas de incentivo fiscal, recuperação de prédios públicos e a transferência de atividades governamentais para a região foram algumas das estratégias adotadas para atrair moradores e turistas.

O que dizem as autoridades

Em nota, a Câmara Municipal de João Pessoa explicou que os vereadores da Casa encamparam nos últimos anos uma discussão forte em torno da revitalização e resgate econômico do Centro Histórico. Este trabalho tem rendido não só maior visibilidade sobre as potencialidades da região, mas também medidas com potencial de reverter o quadro atual.

Em dezembro 2023, o governador João Azevêdo e o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, lançaram o programa “Viva o Centro”, que reúne um conjunto de medidas e projetos para revitalizar o Centro Histórico da Capital paraibana, com ações nas áreas da habitação, infraestrutura, cultura, segurança, trânsito e incentivos e isenções fiscais. Na ocasião, o chefe do Executivo estadual ressaltou que a parceria com a Prefeitura representa investimentos de R$ 400 milhões para o Centro Histórico. Por sua vez, o prefeito Cícero Lucena evidenciou a união de esforços para garantir a revitalização do Centro de João Pessoa.

Secretaria de Infraestrutura de João Pessoa (Seinfra) informou que vai enviar uma equipe no local para que seja feita uma vistoria. Só após a limpeza do local é que poderá ser realizado algum serviço de pintura da grade e algum reparo que seja necessário. A secretaria lembrou ainda que, no início deste mês, o prefeito anunciou a requalificação da escadaria Montrosa, no Roger. Porém, ainda não existe um projeto de requalificação para esta escadaria em específico.

Polícia Militar informou que tem reforçado não só a segurança na região, com rondas e abordagens, mas também a presença com projetos sociais, a exemplo do projeto CoMvida, que tem o objetivo de revitalizar a região do Centro com itervenção artística e a forte participação da comunidade, oferecendo segurança aos moradores e aos comerciantes da área.

 Receba notícias do Portal 1001 Notícias no seu WhatsApp e fique bem informado! 

CLIQUE AQUI: https://chat.whatsapp.com/Hemy9YcP49JEvzOrTfb

Dúvidas, Críticas, Sujestões? Fale com a gente! Ligue (83) 9 88 66 - 50 11.

Email - redacão1001noticias@gmail.com

Roberto Notícia - Jornalista - DRT 4511/80.

Com T5



Compartilhe:


Outras Notícias