A Justiça decidiu revogar uma liminar que havia suspendido as obras do Parque da Cidade, em João Pessoa, e permitiu o andamento das obras no local. A ideia é transformar um espaço privado, antes restrito para uso de aviões, o antigo Aeroclube, em um parque público com áreas verdes e espaços de lazer para a população. A decisão é da juíza Ivanoska Maria Esperia Gomes dos Santos e foi publicada nesta sexta-feira (1º).
A decisão considera estudos apresentados pela Prefeitura de João Pessoa que mostram que o parque pode ser construído sem causar grandes impactos ao meio ambiente, incluindo o Relatório Ambiental Simplificado (RAS) e o Plano de Controle Ambiental (PCA). Os documentos indicam que os cuidados necessários com o meio ambiente serão tomados, sem a necessidade de estudos mais detalhados, como o Estudo de Impacto Ambiental (EIA).
O projeto está suspenso desde junho deste ano, quando a Justiça determinou a paralisação das atividades devido à ausência de estudos de impacto ambiental. A ação foi movida pelo Instituto Protecionista SOS Animais e Plantas, que apontou riscos à fauna e à flora do local.
No mesmo dia em que foi divulgada a decisão da Justiça determinando a suspensão das obras do Parque da Cidade, em João Pessoa, o prefeito da capital paraibana, Cícero Lucena (PP), anunciou a segunda etapa de construção do projeto. Cícero garantiu que a legislação ambiental está sendo respeitada.
A prefeitura argumentou que tanto a Secretaria de Meio Ambiente do Estado (Sudema) quanto a do Município (Seman) recomendaram apenas a elaboração de um Relatório Ambiental Simplificado (RAS) e de um Plano de Controle Ambiental (PCA), sem a necessidade de um Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), considerando as características da área.
Receba notícias do Portal 1001 Notícias no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://chat.whatsapp.com/Hemy9YcP49JEvzOrTfb
Dúvidas, Críticas, Sujestões? Fale com a gente! Ligue (83) 9 88 66 - 50 11.
Email - redacão1001noticias@gmail.com
Roberto Notícia - Jornalista - DRT 4511/80.
Compartilhe: