POR ELAS - SEPPM homenageia parceiros no enfrentamento à violência doméstica com entrega de Selo Amigo da Mulher

Por Jacyara Cristina Por Jacyara Cristina - 25/05/2024 12:48
Foto Reprodução - Montagem: Sistema 1001 Notícias de Comunicação
Foto Reprodução - Montagem: Sistema 1001 Notícias de Comunicação

 A segunda edição do projeto Por Elas: No Enfrentamento à Violência”, realizado na sexta-feira (24), pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, através da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM), homenageou parceiros com a entrega do Selo Amigo da Mulher, como reconhecimento às ações contra a violência doméstica e a impunidade.

O evento, alusivo ao Dia das Mães, lotou o auditório do Sesc Cabo Branco, na orla, com uma programação vasta sobre as ações da Prefeitura de João Pessoa, palestra sobre o Enfrentamento à Violência Contra a Mulher e apresentação do grupo de dança popular do Instituto de Desenvolvimento pela Vida, de Mangabeira.

Entre os homenageados pela SEPPM estão os titulares de Pastas que focam na causa dos direitos da mulher como as secretarias de Saúde, Janine Lucena, de Segurança Urbana e Cidadania, Dudu Soares, Direitos Humanos e Cidadania, Benicleide Silvestre, Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Município, Vaulene Rodrigues, além da diretora do Hospital Santa Isabel, Adriana Lobão, a delegada Paula Monalisa, da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher de João Pessoa; Alice Fernandes, do Rotary Club de João Pessoa e representantes de Organizações Não Governamentais (ONGs) do Movimento de Mulheres na Capital.  

A secretária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM), Nena Martins e a adjunta e Juliana Dantas, fizeram a entrega dos selos e elogiaram a gestão do prefeito Cícero Lucena e do vice-prefeito, Léo Bezerra, pelo comprometimento com a causa da Mulher, com ações que abrangem todas as Secretarias do Município.

Segundo Nena Martins, a Capital conta com um calendário de eventos durante todo o ano de combate a violência contra as mulheres, prestando acolhimento e toda a assistência necessária de proteção às vítimas. Em relação a entrega do selo, ela disse que é um ato simbólico de reconhecimento a participação de todos os envolvidos nessa luta junto a SEPPM.

A secretária executiva de Saúde, Janine Lucena, disse que recebeu o Selo Amigo da Mulher com muita gratidão e que se sente orgulhosa de participar de uma gestão que prima pelo cuidar da mulher. “Não é só a Saúde e a Segurança que estão envolvidas nestas ações, mas todas as Pastas. Trabalhamos em conjunto, em união para garantir essa rede de apoio a elas. Não estamos presentes só no Outubro Rosa, mas todos os dias, acolhendo e cuidando”, destacou, acrescentando que a saúde de João Pessoa é referência em todo o Estado.

A diretora-geral do Hospital Municipal Santa Isabel, Adriana Lobão, agradeceu a homenagem e destacou o trabalho realizado na unidade envolvendo as mulheres. “O hospital fica extremamente honrado em receber o Selo Parceiro Amigo da Mulher de João Pessoa, pois trabalha em prol de contribuir para o acolhimento e resolução de quadros referentes à mulher, não só na sua saúde diária, quanto no acolhimento de cirurgias reparadoras em mulheres que tenham sofrido violência. Pessoalmente, fico muito grata à secretária Nena Martins pelo reconhecimento do trabalho feito pelo hospital, que vem tentando acolher e abrir serviços em prol da mulher e do bem-estar feminino”, ressaltou.

A secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Município, Vaulene Rodrigues, também ressaltou a importância das ações em defesa da mulher através da Pasta, com o Programa “Eu Posso”, formando empreendedoras. “Temos R$ 13 milhões injetados na economia local com um programa que trata do fomento ao empreendedor, ajudando a dar os primeiros passos no acesso ao crédito, bem como na qualificação. As mulheres recebem um olhar diferenciado nesse processo e hoje representam 62% dos planos de negócios”, afirmou.

Por Elas: É um projeto voltado às mulheres em vulnerabilidade social assistidas pela SEPPM, mas também é aberto ao público feminino em geral. Também participam das atividades ONGs ligadas ao tema e Associações de Moradoras de várias comunidades de João Pessoa.

A manicure Josélia Maria do Nascimento, moradora do 13 de Maio, disse que sempre participa das ações porque resultam em aprendizado. “Gosto muito dos temas abordados, principalmente porque precisamos conhecer mais profundamente as Leis que nos defendem”, declarou. A cabeleireira Maria de Fátima Silva Santana, moradora de Mangabeira, revelou que participa das programações da Secretaria das Mulheres para obter conhecimento e também para interagir com outras mulheres, fazendo novas amizades para dividir experiências.

 

Serviço- A Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres funciona no Paço Municipal, no Centro; Telefones: 3213-7352 (gabinete) e 3213-7351 (recepção) e ainda pelo telefone institucional 98654-6332 durante a semana, de segunda a sexta-feira.



Compartilhe:


Outras Notícias


  • Deputado Ruy Carneiro volta a atacar juiz responsável por sua condenação no Caso Desk

  • Curral de Cima promove a 15ª Cavalgada em Defesa do Meio Ambiente no dia 28 de julho

  • RECONHECIMENTO - “É muito bom fazer parte de um governo que vem trabalhado pela Paraíba”, diz Lucas Ribeiro

avançar voltar