Candidatos promovem debate acalorado, com trocam acusações e citações à Operação Calvário, assédio sexual na Ordem e fake news

Por Redação Por Redação - 20/10/2021 11:51
Foto: Divulgação/Internet - Montagem: Sistema 1001 Notícias de Comunicação
Foto: Divulgação/Internet - Montagem: Sistema 1001 Notícias de Comunicação

A TV Master promoveu um debate acalorado entre os candidatos à Presidência da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraíba (OAB-PB), na noite desta terça-feira (19).  Durante pouco quase três horas, os advogados Harrison Targino, Maria Cristina Santiago – Kiu, e Raoni Vita apresentaram propostas, ideias e priorizaram vários momentos de troca de acusações. A mediação foi do jornalista Alex Filho.

O debate teve início com a apresentação dos candidatos à presidência. Confira:

Raoni Vita

“Quero saudar vocês, colegas advogados e colegas advogadas, que irão fazer a diferença no dia 18. Vocês irão escolher a advocacia militante que quer fazer a diferença. Me chamo Raoni Lacerda Vita, tenho 36 anos, 13 anos de atividade advocatícia. Tenho uma vontade imensa de trabalhar pela advocacia. Represento um grupo plural, do Litoral ao Sertão, que quer fazer a diferença, diferentemente dos nossos concorrentes que representam a desfragmentação da atual gestão na OAB-PB, uma gestão que abandonou a advocacia”, disse.

Harrison Targino

“Eu sou advogado há mais de 30 anos, e durante este tempo eu só fiz praticar direito, fazer direito e ensinar direito. Represento um movimento, um coletivo formado por mulheres advogadas e homens advogados das mais distintas regiões do Estado, e das mais variadas áreas do direito, que buscam consolidar um modelo de gestão participativo e horizontal”, disse.

Maria Cristina Santiago

“Estou lutando por uma OAB justa e verdadeiramente inclusiva, represento em 90 anos de OAB Paraíba a primeira candidatura de uma mulher, com a força da ideia de que a cidadania somente se concretiza quando o debate é formado de forma igualitária. Quero trabalhar pela advocacia, quero fazer a advocacia funcionar com transparência, inclusão e igualdade”, disse.

 

MOMENTOS DE TENSÃO

Um dos pontos fortes e polêmicos do debate envolveu o embate de ideias entre Maria Cristina Santiago e Harrison Targino.

A candidata Kiu questionou porque o colega teria renegado à categoria e a advocacia ao renunciar à vice-presidência da OAB-PB, em dezembro de 2004, deixando de participar do pleito para presidência da Seccional à época, após a morte do ex-presidente Arlindo Carolino Delgado. Segundo Maria Cristina, Harrison “disse não a Ordem para assumir um cargo político no Governo do Estado”.

Em resposta, Harrison Targino disse que resolveu não participar da eleição naquele ano porque atendeu ao convite para assumir “um cargo de alto relevo no Estado”, que foi o de Secretário de Segurança Pública na gestão do ex-governador Cássio Cunha Lima.

“O coletivo da OAB que estava conosco naquele período, resolveu manifestar o desejo da ocupação por um membro da Ordem em cargo importante, de tamanha relevância. Assumi um cargo público do mesmo jeito que a Senhora [Kiu] assumiu, da mesma forma que o Dr. Raoni também assumiu cargo público. Não acho desvalor algum exercer cargo público em qualquer governo, desde que seja corretamente, com trabalho e ética”, frisou.

 

CALVÁRIO

Na Réplica, Maria Cristina voltou a afirmar que o advogado Harrison Targino renunciou a categoria para assumir um cargo político no governo. “As atitudes e o passado do candidato Harrison são de negar compromissos assumidos com a classe para prestar outros compromissos a governos e a partidos políticos”, disse.

E, Kiu complementou: “O que podemos esperar de um candidato que tem interesses com vários partidos políticos e governos, que fez com que recentemente o Escritório do candidato tenha sido citado em Operação da Polícia Federal, a Operação Calvário. De que forma o candidato pretende exercer uma gestão independente?”.

Lei mais  notícias no Portal 1001 Notícias

Acesse: www.1001noticias.com.br

http://www.radiozonasulfm.com/ 

http://www.1001noticias.com.br/blog/

http://www.tv1001noticias.com.br/

Siga nossas páginas no YoutubeFacebookTwitter e veja nossos vídeos.

Você também pode enviar informações à Redação do Portal 1001 Noticias pelo WhatsApp (83) 9 88 66 - 50 11.

Instagram - https://www.instagram.com/portal1001noticias/

Roberto Noticia - Jornalista - DRT 4511/88 

@1001noticias.com.br - @jornalismo - @noticia -@robertonoticia 

 

 



Compartilhe:


Outras Notícias


  • ELEIÇÕES 2022 - Após conseguir vaga no STF, evangélicos querem vaga de vice de Bolsonaro

  • ELEIÇÕES 2022 - Consultor do 6Sigma defende pesquisa que dá vantagem a Bolsonaro: "retrata a realidade"; VEJA VÍDEO

  • ELEIÇÕES 2022 - Veneziano rebate João Azevêdo e cobra posição de pré-candidato: "Não seria eu a bater a porta do governador"

avançar voltar