Paraíba ganha atlas que mostra potencial de produção de energia solar; documento ajuda a atrair empresas, diz João Azevêdo

Por Jacyara CristinaRedação Por Redação - 27/11/2023 16:38
Foto Reprodução - Montagem: Sistema 1001 Notícias de Comunicação
Foto Reprodução - Montagem: Sistema 1001 Notícias de Comunicação

 O Governo do Estado lançou o documento Atlas Solarimétrico da Paraíba, que vai auxiliar empresas que trabalham com a geração de energias renováveis e tenham interesse de se instalar em solo paraibano. O atlas foi detalhado nesta segunda-feira (27) pelo governador João Azevêdo (PSB) durante o programa Conversa com o Governador, da Rádio Tabajara.

O atlas usa dados técnicos e mostra todas as informações necessárias sobre os índices de radiação solar nos 223 municípios do estado e os potenciais de geração de energia renovável a partir do sol.

Para ter acesso ao documento, o usuário precisa fazer um cadastro, com endereço de e-mail e senha. Depois, é necessário ir ao e-mail indicado e confirmar o acesso. 

O atlas pode ser consultado em versão impressa e online, através do site atlassolar.pb.gov.br. No site, o interessado tem acesso a todas as informações e, também, a um mapa interativo que facilita a busca pelos dados sobre radiação solar no estado. 

“Qualquer empreendedor do mundo terá informações da melhor região para implantar a geração de energia, onde ele terá maior rentabilidade, qual o relevo e a infraestrutura presentes no município que o empresário está buscando informações e quais são as áreas de preservação presentes. Vai permitir que qualquer pessoa simule a implantação de um projeto em qualquer local da Paraíba. Isso agiliza o processo de instalação de empresas”, argumentou o governador.  

Os dados do Atlas Solarimétrico da Paraíba também estão disponíveis nos idiomas inglês e espanhol e têm como base informações colhidas por estações solarimétricas em diversos municípios do estado, dados de satélites e de agências estaduais e federais de gestão de águas e energia



Compartilhe:


Outras Notícias


  • Prefeita Dalva Lucena, de Lagoa Seca desiste de disputar reeleição nas eleições de 2024

  • ELEIÇÕES 2024 - Após deixar PSDB, Léa Toscano se reúne com Veneziano na sede do MDB

  • Secretário Thiago Diniz desiste de pré-candidatura à Câmara de João Pessoa e vai permanecer na PMJP

avançar voltar