Eleição suplementar: Cabedelo vai às urnas neste domingo com reforço de segurança e mais de 53 mil eleitores aptos a votar

Por Roberto Notícias Por Roberto Notícias - 11/04/2026 12:08 - 66731
Foto Reprodução - Montagem: Sistema 1001 Notícias de Comunicação
Foto Reprodução - Montagem: Sistema 1001 Notícias de Comunicação

 Os eleitores de Cabedelo voltam às urnas neste domingo (12) para escolher um novo prefeito e vice-prefeito. A eleição suplementar foi convocada após decisão da Justiça Eleitoral que resultou na cassação dos mandatos do prefeito André Coutinho (Avante) e da vice-prefeita Camila Holanda (PP).

A realização do novo pleito foi determinada pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), que invalidou o resultado das Eleições 2024.

A principal razão para a realização da eleição suplementar em Cabedelo é a cassação dos gestores eleitos em 2024. Quando isso ocorre e a decisão da Justiça Eleitoral afeta diretamente o resultado das urnas, a legislação brasileira determina a convocação de uma nova eleição.

Esse tipo de situação acontece quando a Justiça entende que houve irregularidades consideradas graves no processo eleitoral ou no exercício do mandato, o que impede a permanência dos eleitos nos cargos.

As eleições suplementares são da mesma maneira das eleições tradicionais, com voto direto na urna eletrônica. De acordo com o TRE-PB53.320 eleitores estão aptos a votar em Cabedelo, distribuídos em 30 locais de votação e 165 seções eleitorais.

Quem são os candidatos?

A disputa deste domingo será entre duas chapas, ambas no formato conhecido como “puro sangue”, quando os candidatos a prefeito e vice pertencem ao mesmo partido:

Edvaldo Neto (Avante), com Evilásio Cavalcante (Avante) como vice;

Walber Virgolino (PL), com Morgana Macena (PL) como candidata a vice.

Edvaldo Neto é advogado, nascido em Cabedelo, e estava exercendo o cargo de prefeito interino após renunciar à presidência da Câmara Municipal, onde também atuava como vereador em segundo mandato.

Edvaldo Neto (Foto: Reprodução YouTube/Portal Correio)

Já Walber Virgolino é delegado da Polícia Civil da Paraíba e deputado estadual, com trajetória na segurança pública e na administração pública, além de experiência em disputas eleitorais anteriores.

Walber Virgolino (Foto: Reprodução / TV Correio)

E depois dessas eleições?

É importante lembrar que, após a eleição suplementar, o município de Cabedelo terá novos gestores eleitos para dar continuidade à gestão que vai até 2028, quando novas eleições acontecerão.

Porém, os eleitores ainda terão outro compromisso eleitoral em 2026: as eleições gerais, marcadas para 4 de outubro, quando serão escolhidos presidente da República, governadores, senadores e deputados.

 



Compartilhe:


Outras Notícias