Nicolao Dino lidera lista tríplice para suceder Rodrigo Janot; paraibano é excluído

Por Jacyara CristinaRedação Por Redação - 27/06/2017 20:33

 

Além de Dino, Raquel Dodge e Mario Bonsaglia integram a lista

Créditos: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O subprocurador-geral da República Nicolao Dino foi o nome mais votado por integrantes do Ministério Público Federal para chefiar a Procuradoria-Geral da República a partir de setembro. A eleição foi realizada nesta terça (27) e se encerrou às 18h.

Com 621 votos, Dino vai compor uma lista tríplice ao lado dos subprocuradores-gerais Raquel Dodge, que teve 587 votos, e Mario Bonsaglia, que recebeu 564 votos.

O subprocurador paraibano Eitel Santiago estava na disputa, mas não ficou entre os três mais votados. Ao todo, oito candidatos concorreram.

Dino é visto como o nome mais próximo do atual procurador-geral, Rodrigo Janot, cujo mandato termina em 17 de setembro. Ele foi o mais votado pelos colegas no dia em que o presidente Michel Temer atacou Janot, após ser denunciado sob acusação de corrupção passiva.

A lista tríplice, organizada pela ANPR (Associação Nacional dos Procuradores da República), será entregue a Temer, a quem compete escolher o novo procurador-geral. Pela Constituição, Temer pode indicar qualquer membro da carreira com mais de 35 anos de idade. Porém, desde 2003, no governo Lula, o presidente da República tem escolhido o mais votado.

Temer tem dado sinais de que observará a lista tríplice, mas não tem garantido a indicação do primeiro nome.
 

Folha de São Paulo

 

 



Compartilhe:


Outras Notícias


  • PARAÍBA SOLIDÁRIA - Tragédia no RS: Cidade Viva lança campanha “Ore e Doe para o Rio Grande do Sul”

  • Dono de pizzaria é morto a tiros dentro do seu estabelecimento em João Pessoa

  • Câmara de João Pessoa aprova reajuste de 3,2% aos servidores da Guarda Civil Metropolitana

avançar voltar