Inverno começa neste sábado (20) com previsão de queda da temperatura, na PB

20/06/2020

O inverno começa às 18h44 deste sábado (20) e, na Paraíba, a previsão é de que as temperaturas variem entre a mínima de 16º C, nas regiões do Brejo e Cariri, e a máxima de 30º C, no Sertão, ambas menores do que as registradas no mesmo período do ano passado, conforme dados da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa). A estação do frio termina no dia 22 de setembro, data em que tem início a primavera.

Segundo a meteorologista Marle Bandeira, agosto será o mês mais frio. No inverno, as temperaturas são climatologicamente mais amenas. Segundo a especialista, as temperaturas atingem valores mínimos, variante sempre de uma região para outra do estado.

Ela ainda explicou que as temperaturas mínimas nas regiões do Agreste, Brejo e Litoral devem chegar até 16°C. Porém, no Cariri, o mês de agosto é considerado o mês mais frio, e as temperaturas podem ser ainda mais baixas.

De acordo com Marle, as chuvas que ocorrem no setor Leste da Paraíba são normais para o período chuvoso e coincidem com o início do inverno. Mesmo com a queda de temperaturas, as chuvas devem se manter na mesma média do inverno do ano passado.

 

Ainda conforme a Aesa, a previsão é de chuvas que variam entre normais ou acima da média para o Agreste, Brejo e Litoral. Nessas regiões, o índice pluviométrico do período representa cerca de 40% do que é registrado no ano inteiro. No entanto, deve chover pouco no Cariri/Curimataú, Sertão e Alto Sertão.

Neste período, o principal sistema meteorológico gerador de chuvas na Paraíba é constituído por nuvens que se formam no Oceano Atlântico e se deslocam em direção à costa leste do Nordeste do Brasil, principalmente sobre as regiões do Agreste, Brejo e Litoral.



Compartilhe:


Outras Notícias