A organização do evento Consciência Cristã 2024 emitiu uma nota na noite desta quarta-feira (17) informando o cancelamento da participação do pastor Douglas Wilson. O evento está programado para ocorrer entre os dias 8 e 13 de fevereiro no Parque do Povo, em Campina Grande, Paraíba.
A controvérsia surgiu após a organização anunciar a presença do pastor americano, conhecido por defender a ideia de que a Bíblia autoriza a escravidão. O tema gerou reações, inclusive da bancada de vereadores de Campina Grande, que mobilizou uma campanha contra a presença do teólogo ultraconservador.
A nota da organização esclarece que o cancelamento se deve a vários motivos, incluindo a falta de garantia da segurança física do religioso.
Leia a nota:
VISÃO NACIONAL PARA A CONSCIÊNCIA CRISTÃ
26º ENCONTRO PARA A CONSCIÊNCIA CRISTÃ
“NO PODER DO ESPÍRITO”
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Com muita alegria, ao nos aproximarmos de mais uma edição de nosso Encontro para a Consciência Cristã, evento teológico promovido há mais de duas décadas pela VINACC – Visão Nacional para a Consciência Cristã, podemos agradecer a Deus pelos grandes frutos desse ministério que alcança milhares de vidas anualmente.
Sabemos que o Evangelho é o “poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê” (Romanos 1.16), mensagem reiterada ano após ano nesse encontro. Temos consciência de que seguimos em uma realidade pecaminosa, em que as várias vozes e ruídos do mundo se opõem ao doce chamamento do Espírito Santo, e que assim será até que Cristo intervenha direta e definitivamente na história, inaugurando o seu Reino Eterno.
Enquanto aqui vivermos, nós, crentes em Cristo Jesus, andamos não por nossa força, mas sempre sob a influência do Espírito Santo, procurando manifestar o Seu fruto, a saber: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio (Gálatas 5.16-26).
Compreendendo que Deus comanda todas as coisas e faz tudo cooperar para o bem daqueles que O amam (Romanos 8.28), decidimos cancelar a participação do Pastor Douglas Wilson, da Christ Church (EUA), após polêmicas levantadas por interpretações de falas do preletor sobre o tema sensível da escravidão no contexto americano, as quais, por solicitação da VINACC, foram prontamente respondidas em carta aberta ao povo brasileiro, onde ele faz o devido esclarecimento (link abaixo).
Considerando as reações às veiculações de sua presença entre nós – inclusive com incitação a crimes de ódio, e, eventualmente, à escalada de violência física, julgamos por bem, em mansidão e amor cristão, cancelar sua participação, no intuito de garantir a segurança física do Pastor Wilson, dos demais preletores, e das mais de 100 mil pessoas que passarão pelo Encontro entre os dias 8 e 13 de fevereiro próximo. Esperamos que a verdade circule livremente em nosso meio, e que os veículos de comunicação deem ao Pastor Wilson o espaço necessário para que possa também falar e dar sua versão sobre os fatos. Esperamos que o Brasil possa seguir sendo um país aberto à fé e ao respeito a todas as manifestações religiosas, incluindo o cristianismo de tradição reformada, tal como o recebemos das gerações anteriores.
Esclarecemos que tomaremos todas as medidas de segurança para o bom andamento do evento, bem como as providências judiciais cabíveis para responder a eventuais ilícitos cíveis e criminais que tenham ou venham a ocorrer, pelo bem do nosso ministério e da garantia da liberdade religiosa e laicidade colaborativa, tal qual previsto em nossa Constituição. Ademais, é importante salientar que nenhum dos veículos de comunicação da mídia nacional, que abordaram a presença do Pastor Douglas Wilson no evento da Consciência Cristã, buscaram a VINACC para obter sua versão e resposta aos fatos noticiados. Isso contraria um princípio fundamental do jornalismo, que consiste em ouvir todos os lados, derivado do contraditório e da ampla defesa, fundamentais em uma democracia.
Por fim, a VINACC repudia qualquer violação aos direitos humanos, incluindo todas as formas de escravidão. A organização compreende que cada ser humano é criado à imagem e à semelhança de Deus (Gênesis 1.27), e, portanto, dotado de dignidade humana, que é o vetor de todos os direitos humanos fundamentais. Campina Grande, 17 de janeiro de 2024.
Euder Faber Guedes Ferreira
Presidente da Visão Nacional para a Consciência Cristã.
Receba notícias do Portal 1001 Notícias no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://chat.whatsapp.com/Hemy9YcP49JEvzOrTfbDk
INSTAGRAM - https://www.instagram.com/portal1001noticias/?hl=pt-b
Dúvidas, Críticas, Sujestões? Fale com a gente! Ligue (83) 9 88 66 - 50 11.
Email - redacão1001noticias@gmail.com
Roberto Notícia - Jornalista - DRT 4511/80.
Compartilhe:
INUSITADO - Simone Mendes recebe galinha viva de presente durante show em Campina Grande
Inscrições para concurso da Polícia Federal são prorrogadas até dia 17
Após término com Camila Holanda, Mersinho assume novo affair em pleno São João de Santa Rita