Construção civil anuncia greve em João Pessoa; setor alega impactos da anulação da LUOS

Por Jacyara CristinaRedaão Por Redação - 10/01/2026 22:22 - 65691
Foto Reprodução - Montagem: Sistema 1001 Notícias de Comunicação
Foto Reprodução - Montagem: Sistema 1001 Notícias de Comunicação

 O setor da construção civil em João Pessoa anunciou, na manhã deste sábado (10), o início de uma greve a partir desta semana, como informou o Sindicato da Indústria da Construção da Capital (Sinduscon-JP).

o anúncio foi feito pela categoria nas redes sociais. A ‘paralisação geral’ está prevista para começar na quarta-feira (14), a partir das 9h.

De acordo com o setor, a greve foi motivada por impactos da anulação da Lei de Uso e Ocupação do Solo (LUOS), pelo Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) em dezembro de 2025.

 

Nas redes sociais, o Sinduscon-JP explica que a construção civil é responsável pela geração de uma grande quantidade de empregos.

O Sindicato afirma que a anulação da LUOS prejudicou empresas, instituições financeiras, compradores, fornecedores e trabalhadores.

Ainda no texto, o Sinduscon-JP e outras entidades apoiadoras da paralisação dizem esperar uma revisão de posicionamento do TJPB e pedem compreensão do Ministério Público da Paraíba (MPPB).

“O setor da construção e do mercado imobiliário é responsável por milhares de empregos, significativa geração de renda e constitui um dos principais pilares da economia da cidade de João Pessoa.

Toda a cadeia produtiva foi diretamente impactada pela anulação retroativa da LUOS – Lei de Uso e Ocupação do Solo, medida que lançou empresas à ilegalidade, impossibilitando o cumprimento de contratos firmados com instituições financeiras, compradores, fornecedores e trabalhadores.

A paralisação, sem precedentes na história do estado, evidencia o nível extremo de insatisfação do setor e o elevado risco econômico e social ao qual está submetido.

As entidades esperam uma revisão de posicionamento do Tribunal de Justiça da Paraíba, solicitam compreensão institucional ao Ministério Público da Paraíba e reforçam a necessidade de uma solução urgente, a fim de cessar os graves prejuízos já acumulados pelo setor até este momento”, diz o texto.

Receba notícias do Portal 1001 Notícias no seu WhatsApp e fique bem informado
CLIQUE AQUI: https://chat.whatsapp.com/Hemy9YcP49JEvzOrTfb
Siga o canal da TV Litoral - https://www.youtube.com/@tvlitoralsulp
Dúvidas, Críticas, Sujestões? Fale com a gente! Ligue (83) 9 88 66 - 50 11. 
Email - redacao1001noticias@gmail.com 
Roberto Notícia - Jornalista - DRT 4511/80.


Compartilhe:


Outras Notícias