Com o cenário político da Paraíba em movimento, o senador Efraim Filho (União Brasil) já avalia possíveis mudanças de partido com vistas à disputa pelo Governo do Estado em 2026. A decisão pode ser acelerada caso ele perca o comando da federação União Progressistas para o grupo liderado pela família Ribeiro.
Pré-candidato declarado ao governo pelo campo das oposições, Efraim vem se articulando nos bastidores para garantir palanque, estrutura e legenda viável para sustentar seu projeto estadual. Entre os partidos que surgem como alternativas estão o PSD, comandado na Paraíba pelo ex-deputado federal Pedro Cunha Lima; a Fusão PSDB/Podemos, o MDB, o PRD e até mesmo o Partido Liberal (PL), sigla Bolsonarista que tem ampliado sua influência no Nordeste.
Nos bastidores da política paraibana, dirigentes do PL têm cortejado com entusiasmo o senador Efraim Filho e avaliam que sua filiação representaria um reforço de peso para o partido no Senado Federal, além de ampliar o campo de articulação da legenda em um estado considerado estratégico. Além disso, Efraim possui bom trânsito entre diferentes grupos políticos e tem ampliado seu protagonismo nos debates nacionais, o que o torna um nome atrativo para os planos de retomada do poder pela direita.
A mudança de legenda, se confirmada, seria estratégica para consolidar sua posição dentro de um grupo oposicionista que já conta com outros nomes fortes, como o prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União Brasil); o deputado federal Romero Rodrigues (Podemos); e o próprio Pedro Cunha Lima — que disputou o segundo turno nas eleições de 2022 contra o governador João Azevêdo (PSB), recebendo mais de 1,1 milhão de votos e vencendo em 53 municípios.
A possível migração de Efraim ocorre em meio a disputas internas que podem redesenhar alianças e influenciar diretamente a formação das chapas para 2026. Com a oposição fragmentada, a definição partidária do senador será um passo decisivo para a costura de uma frente competitiva nas próximas eleições estaduais.
Receba notícias do Portal 1001 Notícias no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://chat.whatsapp.com/Hemy9YcP49JEvzOrTfb
Dúvidas, Críticas, Sujestões? Fale com a gente! Ligue (83) 9 88 66 - 50 11.
Email - redacão1001noticias@gmail.com
Roberto Notícia - Jornalista - DRT 4511/80.
Compartilhe:
CBF oficializa Carlo Ancelotti como novo técnico da Seleção Brasileira
Assaltante armado devolve peretences roubados após vítimas dizerem que eram ‘servas de Deus’, em SP
Janja vira alvo de nova ação na Justiça por viagem à Rússia