Brasil ultrapassa 3,4 milhões de sistemas solares conectados, com alta nas instalações em residências, aponta Solfácil

Por Jacyara CristinaRedaão Por Redação - 29/04/2025 23:57 - 62181
Foto Reprodução - Montagem: Sistema 1001 Notícias de Comunicação
Foto Reprodução - Montagem: Sistema 1001 Notícias de Comunicação

 

O Brasil superou a marca de 3,4 milhões de sistemas de energia solar conectados à rede elétrica até o mês de março. A maioria das novas conexões foi feita em residências, que já respondem por 81% do total de instalações neste ano — o maior percentual desde 2019. Os dados são do Infográfico Solfácil, relatório que acompanha o desempenho do setor mensalmente da Solfácil, maior ecossistema de soluções solares da América Latina, com base em informações da ANEEL.
 

Mesmo com o crescimento no número de instalações, a potência total instalada caiu 22% no primeiro trimestre de 2025, em comparação com o mesmo período do ano passado. A queda está relacionada ao anúncio de aumento nos preços de equipamentos importados, como inversores e painéis fotovoltaicos. Com receio de pagar mais caro, muitos consumidores anteciparam suas compras, o que gerou um pico nas vendas e, depois, um período de menor demanda para os integradores no fim de 2024.
 

A maioria dos novos sistemas têm potência entre 3 a 6 kWp (quilo-watt pico), típica de instalações residenciais, representando 47% das instalações. Segundo a Solfácil, isso reflete a facilidade de acesso aos sistemas de energia solar pelo público residencial, impulsionada pela oferta de financiamento em diversas regiões do país.
 

“A energia solar continua crescendo, puxada principalmente pelos consumidores residenciais. A tendência agora é que os sistemas de armazenamento ganhem mais espaço e ajudem o setor a crescer ainda mais nos próximos anos”, afirma Fabio Carrara, CEO e fundador da Solfácil.
 

Ranking dos estados e cidades que lideram as instalações de energia solar no Brasil

O estado de São Paulo lidera as instalações de energia solar no país, com 148 mil novas conexões nos últimos 12 meses. Em seguida, aparecem Mato Grosso (60 mil), Minas Gerais (57 mil), Rio Grande do Sul (48 mil) e Paraná (48 mil). Veja o ranking dos 10 estados com mais instalações no último ano:
 

 

Já entre as cidades, Campo Grande (MS) aparece em primeiro lugar, com 11 mil novas conexões no último ano, seguida por Cuiabá (MT), com 10 mil, e Belém (PA), com 9 mil. A capital piauiense, Teresina, também se destaca com 8 mil novas instalações.

 

Por Ana Claudia Silva

 

Sobre a Solfácil
Solfácil é o maior ecossistema em soluções solares da América Latina, que conecta parceiros integradores às pessoas que desejam gerar energia por meio de uma fonte limpa, renovável e possível para todos os bolsos. A empresa foi fundada em 2018 e oferece financiamento, distribuição de equipamentos solares, sistema de monitoramento de energia solar, seguros, e programa de benefícios para integradores que desejam maximizar seus lucros. A empresa é investida pelos maiores fundos como QED Investors, SoftBank Group, Valor, Banco Mundial (IFC), entre outros, que já aportaram mais de 800 milhões de reais ao longo de três rodadas de capital. A Solfácil tem operação nacional e ao longo do seu período de atuação, já evitou a emissão de mais de 188 mil toneladas de CO2 na atmosfera, o equivalente à quantidade que mais de 428 mil árvores fariam ao longo de 20 anos.


 

 



Compartilhe:


Outras Notícias