Cosan anuncia nova estratégia de branding com foco em reconhecimento internacional

Por Jacyara CristinaRedação Por Redação - 02/10/2023 15:29
Foto Reprodução - Montagem: Sistema 1001 Notícias de Comunicação
Foto Reprodução - Montagem: Sistema 1001 Notícias de Comunicação

 

EXCLUSIVO  -  A Cosan, uma das maiores empresas do Brasil, com atuação em energia renovável, agronegócio, óleo e gás, mineração e crédito de carbono, em parceria com a agência Ana Couto, referência em reposicionamento de marcas no país, anuncia seu processo de rebranding com novo posicionamento global. Sua antiga forma de se posicionar a enquadrava apenas como uma holding e não deixava tão clara suas estratégias para investidores, público interno e externo, fazendo com que a companhia fosse percebida abaixo de seu verdadeiro potencial.

 

A agência Ana Couto assumiu o papel de realizar o processo de alinhamento de marca, negócio e comunicação, fazendo com que a Cosan assumisse o protagonismo dos negócios, antes deixado para as empresas embaixo de seu guarda-chuva como Raízen, Moove, Rumo e Compass. Além disso, a comunicação passou a ser segmentada para atender às especificidades de um grupo diversificado de stakeholders, desde o público interno até investidores, imprensa e governo.
 

O termo "Responsible Print Cosan" foi introduzido para integrar as práticas sustentáveis da companhia, gerando mais destaque para seus pilares além do ESG: governança corporativa e transparência; mudanças climáticas (descarbonização das cadeias de atuação); diversidade, equidade e inclusão; impacto social (parcerias para colaborar com a transformação da sociedade), além de segurança das pessoas. “Devido ao tamanho da Cosan, e pelo fato de a companhia fazer a gestão de várias empresas, foi utilizada a estratégia de criar uma personalidade empreendedora, responsável e realizadora. Assim, traduzimos seu papel como gestora de portfólio presente nas áreas de maior diferencial competitivo do Brasil no mundo", afirma Ana Couto, CEO da agência.
 

Também como parte da estratégia de rebranding, a companhia apresenta uma nova logomarca, com tonalidades que remetem a uma realidade mais digital, com elementos que enfatizam movimento e energia. A empresa também lançou a campanha "Faz Acontecer" destacando a ação da companhia no presente. “A estratégia de mídia inclui filmes para TV e canais digitais, bem como mídia impressa em veículos de destaque local e global”, revela Ana Couto.

 

A partir de agora, a Cosan também adota um novo tom de voz: mais simples, acessível, otimista e afirmativo, tendo como objetivo comunicar com clareza e transparência suas operações e gestão de portfólio. Com o rebranding, a Cosan está pronta para abraçar seu novo posicionamento e continuar a desempenhar um papel fundamental no país e no mundo como agente de transformação. Este marco representa um passo significativo na jornada do Grupo Cosan em direção a um futuro mais promissor e impactante”, finaliza.
 

Sobre a Cosan
 

A Cosan é uma das maiores empresas do Brasil comprometida com o desenvolvimento sustentável do país e que, cada vez mais, investe em ativos irreplicáveis na cadeia de valor de Energia Renovável, Agronegócio, Óleo e Gás, Mineração e Crédito de Carbono. Com suas atividades iniciadas em 1936, atualmente tem sob sua direção marcas renomadas que geram mais de R$ 20 bi, como Raízen, Moove, Rumo e Compass. Como gestora de portfólio, atua sempre equilibrando ousadia com responsabilidade e agrega valor aos negócios contando com um dos melhores corpos executivos do país e modelo de gestão de excelência.

 

Sobre a Ana Couto

 

Fundada há 30 anos, pela designer Ana Couto, a agência é considerada como uma das mais importantes do país e atua alinhando Marca, Negócio e Comunicação para construção de valor de grandes marcas nacionais e internacionais. Desenvolve projetos de branding, da estratégia à implementação (publicidade). Em três décadas, já atendeu mais de 400 empresas. Também fazem parte da empresa, a plataforma de conteúdo e aprendizagem, a Laje - e Valometry - plataforma de gestão contínua que mede a potência das marcas. Atualmente a empresa conta com mais de 85 colaboradores presentes em mais de 11 estados brasileiros.

 

Por Yasmin Paneto 

 

 



 



Compartilhe:


Outras Notícias