Em medida inédita, CPI do 8/1 vai propor delação premiada a Mauro Cid

Por Jacyara CristinaRedação Por Redação - 25/08/2023 09:26
Foto Reprodução - Montagem: Sistema 1001 Notícias de Comunicação
Foto Reprodução - Montagem: Sistema 1001 Notícias de Comunicação

 A CPI dos atos golpistas de 8 de janeiro vai propor um acordo de delação premiada ao tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL).

Essa possibilidade de delação premiada em CPI existe desde 2013, mas nunca foi utilizada, segundo a relatora da CPI, senadora Eliziane Gama (PSD-MA). Ela falou sobre o assunto em entrevista para a Rádio CBN nesta sexta-feira (25/8).

“Há todas as condições para ocorrer (a proposta de delação), e colocaremos à disposição do depoente”, declarou a senadora.

Mauro Cid está preso desde maio por suspeita de envolvimento em um esquema de fraude de cartões de vacina. Ele também é investigado pela Polícia Federal pelo desvio de presentes enviados por delegações internacionais para Bolsonaro.

Cid na Câmara Legislativa do DF

A exemplo do que fez na CPI do 8/1, em julho, o tenente-coronel Mauro Cid também permaneceu em silêncio durante oitiva na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Atos Antidemocráticos, nessa quinta-feira (24/8) na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).

 

Antes de anunciar que não responderia às perguntas dos deputados distritais, ele leu o mesmo discurso que proferiu na CPI do Congresso Nacional. Porém, um parágrafo do texto escrito pela defesa dele foi retirado.

Cid escolheu não afirmar que sua vinculação administrativa era estabelecida pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI), como alegou no Congresso.

O discurso de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro tem uma introdução e detalha a trajetória de Mauro Cid. O trecho retirado na CPI do DF dizia: “Minha vinculação administrativa era estabelecida pelo Gabinete de Segurança Institucional, inclusive, por meio de onde provinha minha remuneração”.

Metrópoles



Compartilhe:


Outras Notícias


  • LUTO NA IMPRENSA - Repórter fotográfico Ovídio Carvalho morre após AVC hemorrágico

  • CBF antecipa jogo de volta do Sousa contra o RB Bragantino, pela Copa do Brasil

  • PARAÍBA SOLIDÁRIA - Tragédia no RS: Cidade Viva lança campanha “Ore e Doe para o Rio Grande do Sul”

avançar voltar