Ministro Gilmar Mendes vota pela soltura de Sérgio Cabral, que pode deixar a prisão

Por Jacyara CristinaRedaão Por Redação - 16/12/2022 23:50 - 46913
Foto Reprodução - Montagem: Sistema 1001 Notícias de Comunicação
Foto Reprodução - Montagem: Sistema 1001 Notícias de Comunicação

 O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou, na noite desta sexta-feira (16/12), pela soltura do ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio CabralCom a decisão, Cabral pode deixar a prisão a qualquer momento.

Gilmar acompanhou os votos dos ministros Ricardo Lewandowski e André Mendonça, da Segunda Turma do STF. Votaram contra a soltura de Cabral os ministros Edson Fachin e Nunes Marques.

 

Cabral era o único condenado no âmbito da Operação Lava Jato que ainda estava detido em regime fechado.

O ex-governador do Rio terá, no entanto, de permanecer em prisão domiciliar com tornozeleira eletrônica.

Essa era a última ordem de prisão ainda em vigor dos cinco processos relacionados ao ex-governador desde que ele foi detido, há seis anos.

Mendonça havia interrompido o julgamento em outubro, com um pedido de vista. Antes dele, Lewandowski votou para revogar a ordem de prisão da Justiça Federal do Paraná contra Cabral, anular as decisões anteriores e enviar o caso para análise da Justiça Federal do Rio.

O relator da Lava Jato no STF, Edson Fachin, divergiu dos magistrados e votou por manter Cabral preso.

A ficha de Cabral

Sérgio Cabral foi denunciado em 35 processos decorrentes de investigações da Lava Jato, dos quais 33 na Justiça Federal e dois na Justiça do Rio de Janeiro.

O ex-governador está preso desde novembro de 2016. Já passou por seis presídios: Bangu 8, Benfica, Complexo Médico de São José dos Pinhais, Batalhão Prisional da Polícia Militar, Bangu 1 e, por fim, o Grupamento Especial Prisional (GEP) do Corpo de Bombeiros.

Cabral foi condenado em 23 ações penais na Justiça Federal, com penas que chegam a 425 anos e 20 dias de prisão.

Leia mais notícias no Portal 1001 Notícias. 

Acesso: www.1001noticias.com.br

http://www.radiozonasulfm.com

http://www.roberto.1001noticias.com.br

http://www.tv1001noticias.com.br/  

Siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube.

Você também pode enviar informações à Redação do Portal 1001 Noticias pelo WhatsApp (83) 9 88 66 - 50 11.

Email - redacao1001noticias@gmail.com

Instagram - https://www.instagram.com/portal1001noticias/

Roberto Notícia - Jornalista - DRT 4511/88  

@1001noticias.com.br - @roberto1001noticias @jornalismo -@noticia - @robertonoticia 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente.



Compartilhe:


Outras Notícias