Lula veta aumento de deputados e devolve desgaste político ao Congresso; Paraíba pode perder duas cadeiras

Por Roberto Notícias Por Roberto Notícias - 17/07/2025 13:59 - 63451
Foto Reprodução - Montagem: Sistema 1001 Notícias de Comunicação
Foto Reprodução - Montagem: Sistema 1001 Notícias de Comunicação

 No último dia do prazo, o presidente Lula (PT) decidiu vetar nesta quarta-feira (16) o projeto que aumenta o número de deputados federais de 513 para 531. O ato deve ser publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (17).

Um dos motivos para o veto seria o alerta feito pela equipe econômica sobre o impacto orçamentário e o desrespeito à Lei de Responsabilidade Fiscal. Caso entrasse em vigor, o custo estimado seria entre R$ 65 milhões e R$ 150 milhões por ano.

 

O veto de Lula terá de ser analisado pelo Congresso Nacional, que poderá manter ou derrubar a decisão.

Proposta foi aprovada pelo Congresso

A proposta havia sido aprovada pelo Congresso Nacional após uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) determinando a redistribuição das 513 vagas na Câmara com base no Censo 2022.

Para evitar que sete estados (dentre eles a Paraíba) reduzissem cadeiras, houve o acréscimo de 18 novos parlamentares para a nova legislatura.

Caso o veto de Lula seja mantido, a Paraíba, por exemplo, terá que reduzir a bancada para 10 parlamentares. Em efeito cascata, a Assembleia Legislativa também teria que reduzir as vagas para 30 deputados estaduais.

 Receba notícias do Portal 1001 Notícias no seu WhatsApp e fique bem informado!

CLIQUE AQUI: https://chat.whatsapp.com/Hemy9YcP49JEvzOrTfb

Dúvidas, Críticas, Sujestões? Fale com a gente! Ligue (83) 9 88 66 - 50 11.

Email - redacao1001noticias@gmail.com

Roberto Notícia - Jornalista - DRT 4511/80.

 


Compartilhe:


Outras Notícias