Primeira Turma do STF aceita denúncia e abre caminho para ação penal contra Eduardo Bolsonaro

Por Roberto Notícias Por Roberto Notícias - 26/11/2025 17:12 - 65237
Foto Reprodução - Montagem: Sistema 1001 Notícias de Comunicação
Foto Reprodução - Montagem: Sistema 1001 Notícias de Comunicação

 A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu nesta quarta-feira (26) o julgamento virtual que tornou o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PLSP) réu pelo crime de coação no curso do processo.

O julgamento, iniciado na semana passada, teve placar unânime de quatro votos a zero a favor da aceitação da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Os votos foram proferidos pelos ministros Alexandre de Moraes, Flávio DinoCristiano Zanin e Cármen Lúcia.

Com a decisão, será aberta a ação penal contra o parlamentar. No processo, Eduardo poderá indicar testemunhas, apresentar provas de inocência e solicitar diligências específicas para sua defesa.

A denúncia da PGR, feita em setembro, apura a atuação de Eduardo junto ao governo dos Estados Unidos (EUA) para pressionar a imposição de tarifas às exportações brasileiras, a suspensão de vistos de ministros do governo federal e do STF, entre outras medidas.

Desde fevereiro, Eduardo Bolsonaro está nos EUA, onde pediu licença de 120 dias do mandato. Mesmo após o término da licença em julho, o deputado não retorna às sessões, o que pode levar à cassação por faltas.

Em resposta à decisão do STF, Eduardo classificou a decisão de Alexandre de Moraes como uma “caça às bruxas” e criticou a forma como recebeu informações sobre o processo. Segundo ele, “tudo que sei é via imprensa, já que jamais fui citado”.

A defesa do deputado está a cargo da Defensoria Pública da União (DPU). Durante a investigação, Eduardo não constituiu advogado nem apresentou defesa, mesmo após ser notificado pelo ministro Alexandre de Moraes.

Receba notícias do Portal 1001 Notícias no seu WhatsApp e fique bem informado 

CLIQUE AQUI: https://chat.whatsapp.com/Hemy9YcP49JEvzOrTfb 

Siga o canal da TV Litoral - https://www.youtube.com/@tvlitoralsulpb

Dúvidas, Críticas, Sujestões? Fale com a gente! Ligue (83) 9 88 66 - 50 11. 

Email - redacao1001noticias@gmail.com 

Roberto Notícia - Jornalista - DRT 4511/80. 

 

 


Compartilhe:


Outras Notícias