Uso do Pix registra recorde em 2023, na Paraíba, como principal forma de pagamento em pequenos negócios

Por Jacyara CristinaRedação Por Redação - 09/02/2024 18:16
Foto Reprodução - Montagem: Sistema 1001 Notícias de ComunicaçãoReceba notícias do Portal 1001 Notícias no seu WhatsApp e fique bem informado! CLIQUE AQUI: https://chat.whatsapp.com/Hemy9YcP49JEvzOrTfbDkY INSTAGRAM - https://www.instagram.com/portal1001no
Foto Reprodução - Montagem: Sistema 1001 Notícias de ComunicaçãoReceba notícias do Portal 1001 Notícias no seu WhatsApp e fique bem informado! CLIQUE AQUI: https://chat.whatsapp.com/Hemy9YcP49JEvzOrTfbDkY INSTAGRAM - https://www.instagram.com/portal1001no

 O Pix é o principal método de pagamento ao realizar compras ou contratar algum tipo de serviço entre os clientes atendidos pelos pequenos negócios na Paraíba. Dados da terceira edição da ‘Pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios’, realizada pelo Sebrae, apontam que 38% dos consumidores no estado optam pelo uso do Pix. Em 2023, segundo o Banco Central, o Pix registrou 41,9 bilhões de transações, movimentando R$ 17,2 trilhões em todo o país.

Os números reforçam a aceitação da ferramenta digital como principal meio de pagamento no momento de efetuar transações financeiras e também representam um recorde desde o seu lançamento em fevereiro de 2020.

O analista técnico do Sebrae/PB, Ferdinando Félix, afirma que o sistema de pagamento tem conquistado não somente os clientes. Os empreendedores também aderiram ao uso da ferramenta como meio para facilitar as transações.

“Se trata de uma opção bastante eficaz e que caiu como uma luva para contribuir com as transações comerciais dos micro e pequenos negócios, sendo quase uma unanimidade no meio empresarial. O Pix já se tornou um aliado de muitos empresários e, além da praticidade, é visto como uma maneira de fugir dos impostos que incidem em outras formas de pagamento, a exemplo do cartão de crédito”, explicou.

Por se tratar de uma transação instantânea, que acontece em tempo real com o direcionamento do valor pago pelo cliente à conta informada pelo empresário, o Pix também se destaca por facilitar o fluxo de caixa e permitir o acompanhamento das movimentações financeiras de forma ágil.

O fator segurança também é outro atrativo que o Banco Central garante sobre o uso da ferramenta. Apesar de todas as vantagens, o analista técnico do Sebrae/PB enfatiza a necessidade de atenção que os empresários devem ter para evitar possíveis golpes. 

 

“Uma das dicas é verificar se o comprovante que foi enviado se trata de um comprovante de Pix ou de agendamento de Pix, pois o agendamento pode ser cancelado”, concluiu Ferdinando Félix.



Compartilhe:


Outras Notícias


  • Prefeita Dalva Lucena, de Lagoa Seca desiste de disputar reeleição nas eleições de 2024

  • ELEIÇÕES 2024 - Após deixar PSDB, Léa Toscano se reúne com Veneziano na sede do MDB

  • Secretário Thiago Diniz desiste de pré-candidatura à Câmara de João Pessoa e vai permanecer na PMJP

avançar voltar