A Escola de Governo Municipal (Esgov) da Secretaria de Administração (Sead) promoveu, nesta quarta-feira (26), o Seminário de Concessões Comuns de Serviços Públicos: Um olhar sobre o processo de concessão comum de cemitérios públicos de João Pessoa. O encontro aconteceu no Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), em Jaguaribe. O tema faz parte do programa ‘JP Parcerias’, que visa tornar a Capital uma referência em eficiência, responsabilidade fiscal, transparência, sustentabilidade financeira e ambiental, discutindo temas como cemitérios, Zona Azul, energia solar, entre outros.
A partir deste programa, a Prefeitura de João Pessoa deve lançar, no próximo mês de abril, o edital para contratação da empresa concessionária de serviço público para gerir os cemitérios públicos da cidade. O edital já está em fase de finalização da elaboração e vai permitir que, através de uma parceria público-privada, os cemitérios da Capital paraibana passem por uma profunda reformulação para funcionar e oferecer os serviços de forma plena para a população.
O secretário de Administração, Valdo Alves, explicou que o formato da PPP para os cemitérios será a concessão comum. “A empresa vai explorar os cemitérios e a Prefeitura vai ganhar a reforma de todos os cemitérios e a construção de mais um sem qualquer custo para a gestão, além de que vamos ter uma porcentagem de serviços para aqueles que precisam, mas não tem condições”, disse.
Projeto de concessão – João Pessoa tem, atualmente, cinco cemitérios públicos e o projeto de concessão para a parceria público-privada prevê a construção de mais um cemitério, além da recuperação, modernização, manutenção, instalação de crematório, adoção de medidas gerenciais e operacionais no tocante aos serviços cemiteriais de todos os equipamentos por 30 anos.
“A ideia é mudar a cultura de gestão cemiterial em João Pessoa para prestar um melhor serviço para a população. Cemitério é um tema muito sensível para a Prefeitura, que tem problemas seculares, mas estamos tendo a coragem hoje de enfrentar. E para nós, que fazemos o comitê técnico para debater este assunto específico, a solução é mesmo delegarmos ao privado a gestão dos cemitérios”, afirmou a coordenadora de projetos Especiais da Secretaria de Governo, Priscilla Maciel.
De acordo com o projeto, a parceria vai tornar os cemitérios mais acessíveis e atrativos à população. “A parceria vai funcionar para prestar de fato este serviço público, porque hoje nós só temos dois serviços prestados pelos cemitérios, que é o sepultamento e a exumação. Ao passo que temos um complexo de serviços que são estabelecidos por norma, mas não são realizados, a exemplo de crematórios, porque não existe forno de cremação na Prefeitura”, exemplificou. Ela cita ainda a modernização e construção de ferramentas tecnológicas para que a cidade tenha um acervo digitalizado dos cemitérios.
Receba notícias do Portal 1001 Notícias no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://chat.whatsapp.com/Hemy9YcP49JEvzOrTfb
Dúvidas, Críticas, Sujestões? Fale com a gente! Ligue (83) 9 88 66 - 50 11.
Email - redacão1001noticias@gmail.com
Roberto Notícia - Jornalista - DRT 4511/80.
Compartilhe:
CBF oficializa Carlo Ancelotti como novo técnico da Seleção Brasileira
Assaltante armado devolve peretences roubados após vítimas dizerem que eram ‘servas de Deus’, em SP
Janja vira alvo de nova ação na Justiça por viagem à Rússia