Por Roberto Notícias
- 08/01/2023 21:51 - 
Visando oferecer uma melhor qualificação profissional, a Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (SMS) está com inscrições abertas para o curso de capacitação sobre ‘Vigilância e Manejo Clínico da Esporotricose Humana’. As inscrições são feitas online, por meio do formulário.
De acordo com a Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), a capacitação acontece no próximo dia 12, das 13h às 17h, no auditório do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW). O objetivo do curso, que tem como público-alvo profissionais que atuam nas unidades de saúde, hospitais e Núcleos de Vigilância Distrital e Hospitalar, é prestar orientações aos profissionais no que diz respeito aos fluxos e condutas acerca de casos suspeitos ou confirmados de esporotricose humana.
Raquel Moraes, diretora de Vigilância em Saúde da SMS, ressaltou que o diagnóstico correto dessa enfermidade é essencial para o tratamento e o controle da doença, minimizando os riscos de transmissão da infecção a outros indivíduos. “É imprescindível que o treinamento de profissionais da saúde, em tema de esporotricose de transmissão zoonótica, siga avançando aqui na Capital. Isso se dá pela importância de estarem instruídos quanto ao atendimento clínico, tratamento e vigilância, de maneira a evitar surtos da doença. A falta de informação sobre tratamento e cuidados após a morte de animais e o grande volume populacional são grandes colaboradores para que a doença se espalhe em níveis alarmantes”, frisou.
Curso
A capacitação será dividida em dois momentos. O primeiro é voltado para o diagnóstico e manejo clínico, ministrado pelo médico infectologista Francisco Bernardino. O segundo é relacionado ao cenário epidemiológico e fluxo, tema que será abordado por Kézia Raquel, profissional que compõe a equipe da Vigilância Epidemiológica da Capital.
O que é
A esporotricose humana é uma micose subcutânea que surge quando o fungo do gênero Sporothrix entra no organismo por meio de uma ferida na pele. Os sintomas da esporotricose aparecem após a contaminação do fungo na pele. O desenvolvimento da lesão inicial é bem similar a uma picada de inseto, podendo evoluir para cura espontânea. Em casos mais graves, por exemplo, quando o fungo afeta os pulmões, podem surgir tosse, falta de ar, dor ao respirar e febre.
Leia mais notícias no Portal 1001 Notícias.
Acesso: www.1001noticias.com.br
http://www.radiozonasulfm.com
http://www.roberto.1001noticias.com.br
http://www.tv1001noticias.com.br/
Siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube.
Você também pode enviar informações à Redação do Portal 1001 Noticias pelo WhatsApp (83) 9 88 66 - 50 11.
Email - redacao1001noticias@gmail.com
Instagram - https://www.instagram.com/portal1001noticias/
Roberto Notícia - Jornalista - DRT 4511/88
@1001noticias.com.br - @roberto1001noticias @jornalismo -@noticia - @robertonoticia
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente.
Compartilhe:

Cida Ramos nega divergências no PT e diz que só falta decisão nacional sobre cenário na PB

Hervázio diz que definição sobre voto em João para o Senado depende de conversa com Cícero

EXONERAÇÃO - Diário oficializa demissão de Rougger Guerra da Prefeitura de João Pessoa