Fiocruz abre concurso para preencher 300 vagas; veja como participar

Por Jacyara CristinaRedação Por Redação - 13/12/2023 17:28
Foto Reprodução - Montagem: Sistema 1001 Notícias de Comunicação
Foto Reprodução - Montagem: Sistema 1001 Notícias de Comunicação

 A Fundação Oswaldo Cruz publicou, nesta terça-feira, os três editais do Concurso Fiocruz 2023. São oferecidas 300 vagas de nível superior, distribuídas para os cargos de tecnologista em saúde pública, analista de gestão em saúde e pesquisador em saúde pública. Há vagas em todas as unidades da Fundação, no Rio de Janeiro e nos demais estados. O período de inscrições vai de janeiro a março de 2024: das 10h de 22 de janeiro às 23h59 de 5 de março de 2024. As primeiras provas serão realizadas no fim de abril.

Todas as informações sobre o processo seletivo, a distribuição das vagas por perfil e cidades, as atribuições dos cargos, os requisitos e o conteúdo programático para concorrer estão disponíveis nos editais. As inscrições, quando forem abertas aos candidatos serão feitas pelo site oficial da Fiocruz.

A página tem informações institucionais, sobre os concursos anteriores e sobre os salários dos cargos disponíveis. Também estão acessíveis um guia de perguntas e respostas, além de informações sobre os canais de relacionamento para dúvidas.
Os editais oferecem vagas para diversas áreas de saúde e tecnologia, e uma gama variada de profissões. As vagas de tecnologista em saúde pública, por exemplo, incluem profissionais com formação em Engenharia e Direito, além dos especialistas em Saúde, como enfermeiros, médicos e fisioterapeutas.

Diversas áreas de formação

O concurso para analista de gestão traz oportunidades para especialistas em Logística, Gestão de Pessoas e de Infraestrutura.

O edital destinado ao cargo de pesquisador em saúde pública abrange uma diversidade de áreas de atuação, que passam por Ambiente em Saúde, Mudanças Climáticas, Ciências Biológicas Aplicadas, Pesquisa Clínica, História da Saúde e outras áreas afins.

O concurso será realizado em todas as cidades brasileiras em que a Fiocruz mantém unidades, e os candidatos poderão realizar as provas mesmo quando decidirem concorrer a uma vaga em uma cidade diferente.

O concurso incluiu mecanismos voltados para os processos de inclusão e medidas de acessibilidade, tanto das pessoas negras quanto das pessoas com deficiência garante 20% do total de vagas para pessoas negras, mediante procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração.

Outros 5% do total são reservados para pessoas com deficiência (PcD) que se enquadrarem na legislação pertinente. Estes candidatos terão asseguradas condições adequadas para fazer as provas e devem, se forem classificados nas provas objetivas e discursivas, passar por avaliação biopsicossocial.



Compartilhe:


Outras Notícias