Mais de cinco mil artistas recebem direitos autorais no São João de Campina Grande

Por Jacyara CristinaRedação Por Redação - 26/06/2019 14:36
O pagamento é fruto de uma parceria entre a Medow e o Ecad (Foto: Imagem ilustrativa/USP Imagens)
O pagamento é fruto de uma parceria entre a Medow e o Ecad (Foto: Imagem ilustrativa/USP Imagens)

 Mais de cinco mil artistas vão receber pelos direitos autorais de suas músicas tocadas no ‘Maior São João do Mundo’. Os recursos vão ser distribuídos entre compositores, intérpretes, músicos, editores e produtores fonográficos, além das associações. A forma e o valor do pagamento dos direitos autorais referentes às músicas executadas no Parque do Povo durante a festa junina de 2019 foram ajustados em um termo assinado pela empresa Medow e o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) antes do início da festa.

A Medow, mesmo assumindo a organização d’O Maior São João do Mundo com menos de 70 dias antes de seu início, priorizou o entendimento com o Ecad e teve pressa em realizar as negociações, entendendo que o respeito ao direito dos autores é fundamental para realização de eventos que tem na música um de seus elementos centrais.

O Ecad, enquanto um dos elos da cadeia produtiva da música, realizou o acordo com a Medow cumprindo o papel de facilitador no processo de cobrança e distribuição dos direitos autorais.

“Conectamos compositores e artistas aos diversos estabelecimentos e espaços onde a música toca e emociona as pessoas. Nossa principal função é conscientizar a sociedade sobre a importância do direito autoral para remunerar os artistas e, assim, manter a música viva”, disse Helena Souza, Gerente regional dos Estados de PE, PB, RN e AM.

Músicas executadas

No acordo firmado, a Medow além da efetuação do pagamento referente ao direito autoral também envia ao Ecad a lista de todas as músicas executadas. A partir desta informação, o Escritório de Arrecadação faz a distribuição dos direitos autorais aos compositores.

“Como qualquer outro profissional, o artista precisa viver do seu trabalho e o direito autoral é uma das formas de remunerar aqueles que vivem da música”, enfatizou Helena Souza.
A distribuição dos valores arrecadados nas festas juninas é realizada sempre no mês de setembro. No caso de shows, considera-se a lista de todas as músicas executadas.



Compartilhe:


Outras Notícias


  • POSICIONAMENTO - Adriano Galdino diz respeitar opinião de João Azevêdo, mas não volta atrás em análise política sobre 2026: “Falo o que penso”

  • Justiça Eleitoral da Paraíba amplia horário de atendimento da Cenatel de João Pessoa e Santa Rita

  • Prefeitura de João Pessoa participa de encontro para avaliar o programa habitacional no Brasil

avançar voltar